O que é zeolita e para que serve? Entenda!

Você sabe o que é zeolita? Já ouviu falar? Quando o assunto é tratamento de água, a zeolita surge como um elemento de destaque, empregado em vários processos de filtragem. E utilizado até mesmo para enriquecer a água com nutrientes para determinadas situações, como para a criação de peixes em tanques na piscicultura. Então, para quem está conhecendo os principais elementos filtrantes, é comum ouvir falar na zeolita. Pois, ela de fato é um dos principais meios de filtração disponíveis, e sua ampla gama de aplicações para uso industrial, tratamento de água potável e no agronegócio, faz com que ela seja conhecida, e mencionada diversas vezes. Mas, o que é zeolita? Para que serve? Quais são seus principais usos? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Afinal, a missão da BBI Filtração também é de educar e conscientizar as pessoas sobre as diferentes alternativas que existem para o tratamento de água. Boa leitura!  

O que é zeolita?

  A zeólita, também conhecida como zeólito, é um grupo mineral com uma estrutura única, composta por um sistema tridimensional de tetraédros de silício e alumínio, que forma uma rede porosa. Existem mais de 40 tipos de zeolitas, que compartilham características similares. Como mineral de origem vulcânica, a zeolita se forma a partir do resfriamento e da alteração de rochas oriundas de erupções, como a riolita, quando entram em contato com água rica em íons e outros elementos químicos. É justamente esse processo, denominado de zeolitização, que faz com esse mineral adquira suas características únicas. A palavra zeolita vem do grego ‘zein’ (ferver) + lithos (pedra), e faz referência a uma qualidade típica dos zeolitos: a impressão de parecerem ferver ao serem colocados em contato com a água. Isso porque, liberam oxigênio durante esse contato, formando bolhas, que dão a impressão de que o mineral está entrando em ebulição. Quem deu esse nome ao mineral foi o descobridor da zeolita, o mineralogista sueco Axel Fredrik Cronstedt em 1756, que observou que ao aquecer um mineral específico, até então desconhecido, este liberava vapor de água, como se estivesse fervendo.  

Para que serve a zeolita?

  Para que serve a zeolita   Agora que você já sabe o que é zeolita, vamos conhecer quais são as principais utilidades desse mineral. A zeolita é um mineral com alta capacidade para adsorver substâncias, atuar como catalisador e reter água, o que a torna útil em diversas aplicações e finalidades. Por exemplo, devido a sua estrutura porosa, a zeolita é um eficiente filtro molecular, retendo partículas sólidas e poluentes. Além disso, possui capacidade de troca iônica, sendo útil para reduzir ou neutralizar a água dura, tornando a água potável e própria para diversas aplicações industriais. Confira as principais aplicações da zeolita:
  • Atua como elemento filtrante em filtros industrias e em estações de tratamento de água;
  • Na redução da dureza da água;
  • Pode ser usada no tratamento de efluentes;
  • É empregado na filtragem de água para consumo humano e de animais;
  • É utilizada na agricultura e pecuária para tratar água para finalidades variadas, como irrigação e criação de peixes;
  • Empregada na secagem e purificação de gases;
  • Controle de poluentes;
  • Refinamento de petróleo;
  • Para condicionar o solo;
  • Possui uso medicinal, sendo empregada na formulação de alguns medicamentos.

Zeolita no tratamento de águas industriais e residenciais

  Como você já deve imaginar, ao entender o que é zeolita e para que serve, muitas indústrias utilizam filtros de zeolita para o tratamento de água. Nesse contexto, esse mineral é particularmente relevante para ajustar os parâmetros físicos e químicos da água utilizada em processos produtivos. O que é necessário para manter parâmetros de qualidade e cumprir normas regulamentadoras do setor. Além de ser recomendado como elemento filtrante para o tratamento de águas públicas, a zeolita também é especialmente útil para tratar águas provenientes de lagos, rios, poços artesianos e outros tipos de mananciais. Pois, as águas dessas fontes normalmente apresentam taxas elevadas de manganês, ferro e outros contaminantes. E a zeolita, assim como o carvão ativado, desempenha um papel de destaque na remoção de impurezas dissolvidas na água, incluindo metais pesados, como o ferro e manganês. Além disso, suas propriedades purificantes deixam a água livre de odores, sabor e alterações de cor. O método de filtragem por osmose reversa, por exemplo, utiliza a zeolita como elemento filtrante para obter água desmineralizada, totalmente pura, para diversas aplicações industriais e até mesmo laboratoriais.  

Conclusão

  A zeólita é um mineral versátil e altamente eficiente, cujas propriedades de adsorção e troca iônica a tornam essencial em diversas aplicações industriais, agrícolas e ambientais. Então, agora que você já sabe o que é zeolita, pode pensar nas utilidades práticas que ela pode ter para sua indústria ou como indicação de filtro para seus clientes. Mas, além da zeolita, existem muitas outras opções de elementos filtrantes, tanto para uso industrial, quanto para tratamento de água e até para uso residencial. Clique aqui e conheça a linha completa da BBI Filtração, e encontre os produtos que você precisa para o seu negócio! Dúvidas? Entre em contato! Estamos à disposição para melhor atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog