Água desmineralizada: entenda qual sua função

Também conhecida como água deionizada, a água desmineralizada é conhecida por ser totalmente pura, livre de minerais, íons e metais pesados. E apesar de parecer atrativo a ideia de consumir uma água totalmente pura, é preciso ter ciência de que uma água sem qualquer mineral é inútil para o organismo e nem mesmo é capaz de saciar sua sede.

A água deionizada não é boa para consumo, mas sua utilidade é inegável, sobretudo em fábricas. A técnica de desmineralização é uma solução inteligente para o tratamento de água que será utilizada em processos industriais e para prepará-la para reuso, uma vez que a ausência total de minerais evita incrustações e corrosões nos equipamentos e peças.

O processo de desmineralização de água por resinas de troca iônica é o sistema mais simples e econômico, utilizado para purificação de água, e esta tecnologia tem sido a preferida no Brasil, devido à baixa salinidade média das águas brasileiras, pela facilidade operacional, baixo custo de aquisição dos equipamentos, baixo custo operacional e alta taxa de recuperação de água, que pode chegar a 98%.

De forma simples, o líquido que é colocado no desmineralizador passa por algumas colunas que contam com resina catiônica e resina aniônica. Neste momento acontece a troca iônica, possibilitando o processo de desmineralização.

Processos de Troca Iônica

Esse processo é composto por leitos catiônicos, aniônicos e leitos mistos. Onde nos dois primeiros, 99,5% dos sais são eliminados e o residual apenas consegue ser extraído através do leito misto.

É um tratamento que atua na remoção dos íons dissolvidos na água, como magnésio, cloreto, sílica e cálcio. Esse sistema utiliza resinas de troca iônica — pequenas esferas plásticas que possuem superfícies ligadas aos íons usados na troca.

O ideal é que a água passe por um ou mais leitos até que eles fiquem carregados de íons e através de um processo químico, realizar a desmineralização da água.

Além do filtro catiônico e do filtro aniônico, o desmineralizador ainda possui um sistema de pressurização, filtro de zeólita que reterá os sólidos, filtro de carvão e medidor de condutividade elétrica.

O que levar em conta na hora da compra

Ao adquirir um sistema deionizador, é importante você se certificar que ele atenda perfeitamente às suas necessidades. Para isso, conhecer os principais requisitos técnicos vai fazer toda a diferença no resultado em termos de eficiência e economia. Abaixo listamos alguns dos principais quesitos a serem observados:

1. Vazão

De certa forma, a vazão de um sistema desmineralizador está diretamente relacionada à sua vida útil. Quanto maior o volume de litros filtrados por minuto, menor o tempo de vida do elemento filtrante.

Por outro lado, se um sistema possui muita vazão, mas economiza em mídia filtrante, ele fica sujeito a uma saturação precoce. Isso afeta a qualidade da água, aumenta a frequência de regeneração, diminui a vida útil das resinas e aumenta os seus custos com manutenção.

2. Tipo de leito

O sistema de leito misto, em que a desmineralização ocorre em uma mesma coluna, é mais barato, mas se desgasta de forma mais rápida, aumentando os custos de manutenção. O leito separado, em que ânions e cátions são tratados separadamente, a necessidade de manutenção é menor e o sistema é mais simples, podendo ser realizado até mesmo por pessoal não especializado.

3. Sistema manual ou automático

O sistema manual é mais barato, obviamente. Já o sistema automático utiliza válvulas de controle digitais pré-programadas para a realização automatizada das regenerações das resinas aniônica e catiônica. Cabe analisar se a comodidade e a economia de mão de obra gerada a médio e longo prazo compensam o investimento.

4. Controle microbiológico

Muitos sistemas oferecem opções para todas as necessidades, mas falham ao oferecer um controle microbiológico de eficiência duvidosa. Isso pode colocar todo o projeto em risco. Por isso, é preciso estar atento a esse aspecto de forma especial. Se a solução oferecida é sob medida e mesmo assim é muito mais barata que as demais, desconfie.

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog