Filtro de carvão ativado: quais os benefícios

Desde que a produção em escala industrial tomou conta do mundo, as nascentes e mananciais de água cristalina foram ficando cada vez mais escassas. Com a poluição dos rios e lagos, a solução para garantir o abastecimento de toda população do Brasil foi iniciar o tratamento químico da água.

Mas a utilização em excesso do cloro e de outras substâncias responsáveis pela eliminação de boa parte das impurezas contidas na água, também traz prejuízo em caso de consumo pelo ser humano. É por isso que os filtros e purificadores têm ganhado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros.

Nesse contexto, os filtros que utilizam carvão ativado em sua composição recebem especial atenção nos últimos anos. Capazes de realizar a adsorção das partículas de uma vasta gama de elementos prejudiciais ao corpo, sua presença garante o consumo de uma água sempre limpa e fresca.

De onde vem o carvão ativado

Apesar de ter a mesma origem vegetal do carvão utilizado na churrasqueira, o carvão ativado, utilizado na filtragem da água, vem de uma matéria-prima diferente. Enquanto o primeiro é proveniente da queima de uma madeira mais dura e é encontrado em pedaços de variados tamanhos, o outro é originado a partir da combustão de cascas de coco e algumas madeiras em condições especiais: baixo oxigênio e altas temperaturas. O resultado final é um elemento bastante poroso, que pode ser achado somente em formato granulado.

Formatos do carvão ativado

Existem duas formas de colocar em funcionamento o carvão ativado e todas as suas propriedades para realizar de forma eficiente a filtragem da água. A primeira é incluir na composição de uma mídia filtrante o seu formato natural, ou seja, granular. Os cartuchos recarregáveis, como os da BBI Filtração, são os mais indicados para essa situação.

A troca do refil é fácil e rápida, podendo ser realizada sem a necessidade da presença de um técnico. Você mesmo pode fazer isso. Basta desrosquear a tampa inferior do cartucho recarregável e realizar a substituição ou recarga do meio filtrante.

A segunda forma de utilização é a partir do Carbon Block, ou Carvão Block, como é conhecido em alguns locais do Brasil. Este elemento filtrante nada mais é do que o carvão ativado em sua forma compactada artificialmente a partir de um processo de compactação, fazendo com que os grânulos permaneçam unidos de forma permanente. Ou seja, suas características e formas de atuação são semelhantes aos do formato granulado, com algumas diferenças em sua eficiência, como veremos mais adiante.    

Como age o carvão ativado

Existem dois métodos pelos quais o carvão ativado se torna capaz de remover os poluentes da água: um é através da adsorção e o outro é a partir de redução catalítica.

No processo de adsorção, o cavão ativado retém em seus poros uma série de impurezas: partículas grandes que causam coloração, sabor ou odor indesejável na água. Essas partículas permanecem fixadas ao carvão ativado por forças físicas (aderência).

Já durante a redução catalítica, os íons carregados negativamente dos contaminantes são atraídos para o carbono ativado carregado positivamente. Dessa forma, as impurezas permanecem ligadas ao carvão ativado por meio de poderosas ligações químicas, deixando que a água pura percorra seu caminho livremente.

Fatores que influenciam na eficiência do carvão ativado

Existem diversos fatores capazes de influenciar na maior ou menor eficácia do carvão ativado quando o assunto é filtragem de água. O primeiro diz respeito às propriedades físicas do elemento, ou seja, a área de superfície e a distribuição do tamanho do poro disponível para realizar a adsorção ou troca iônica.

Além disso, a quantidade de hidrogênio e oxigênio contidos em cada partícula vão determinar a força das ligações químicas entre o elemento filtrante e as impurezas captadas por ele. Além disso, é preciso também levar em conta a composição química e a concentração dos contaminantes que passam pelo filtro.

O pH da água e a temperatura também têm influência na capacidade de purificação do carvão ativado. Por fim, o período em que a água permanece em contato com o elemento filtrante é essencial para garantir uma filtragem de qualidade. Em resumo, quanto menor é a vazão, mais pura será a água resultante do processo.

Vantagens do Carbon Block

Como citamos anteriormente, existem algumas diferenças entre a realização da filtragem por carvão ativado em seu formato granular e o Carbon Block, elemento filtrante constituído pela mesma substância, mas em formato compactado. E a comparação é favorável ao formato em bloco.

Em função de estar disposto em bloco, o Carbon Block garante que toda a água que passa por ele é filtrada de forma uniforme. O mesmo não ocorre com o carvão ativado em grânulos. Uma vez que está disposto de forma mais solta dentro do elemento filtrante, ele permite que, por vezes, a água crie uma espécie de “caminho padrão” dentro da sua estrutura, saturando rapidamente o carvão ativado ao seu redor e permitindo que o líquido passe sem a devida filtragem, perdendo em eficiência.

Também em função dessa distribuição uniforme da água, o tempo de vida útil do Carbon Block é maior se comparado ao do carvão ativado. Além disso, o fator econômico é outro que deve ser levado em conta: o carvão em bloco é, no geral, mais econômico do que o granulado.

Outra vantagem do Carbon Block em relação ao carvão ativado é que o primeiro possui em sua estrutura outras etapas que permitem realizar a filtração física (que é a retenção de partículas sólidas e impurezas) e a química (pelo processo de adsorção).

Enquanto isso, boa parte dos elementos filtrantes que possuem carvão ativado em grânulos na sua composição, realizam apenas a segunda. Dessa forma, mesmo que ele funcione perfeitamente e retire todo o cloro da sua água, você ainda pode ser surpreendido por partículas sólidas ao olhar para o líquido que está presente no seu copo.

Pronto. Agora que você já conhece as principais diferenças entre Carbon Block e carvão ativado, fica mais fácil escolher qual o elemento filtrante mais adequado ao seu dia a dia. A BBI Filtração possui ambos os produtos com o melhor custo x benefício do mercado. Acesse www.bbifiltracao.com.br e conheça todas as opções para que você possa beber uma água sempre limpa e saudável.

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog