Saiba quanta água beber de acordo com sua idade

A água é um componente fundamental para a sobrevivência de qualquer ser vivo que habita o Planeta Terra. Para os humanos, ela representa em média 60% do peso total de um adulto e quase 80% das crianças.

Somente este dado já dimensiona sua importância para a saúde. Mas que tal olhar mais profundamente para isso e entender em quais funções ela se faz tão fundamental? A água é a responsável pelo perfeito funcionamento das células, pelo amortecimento de impactos, pelo transporte de nutrientes, pela eliminação de substâncias que não são utilizadas, além de realizar a regulação da temperatura corporal.

Agora que já sabemos o quão importante a água é para a manutenção da vida como conhecemos, é preciso saber quanto de água nosso corpo precisa para se manter saudável, certo? Essa é uma pergunta simples, mas que possui uma resposta muito mais complexa do que você imagina.

É comum ouvir a recomendação de que um adulto precisa beber no mínimo 2 litros de água por dia, e de fato os médicos e especialistas em nutrição são unânimes em afirmar que não se deve descuidar da hidratação. Mas a verdade é que esse cálculo é muito mais complexo e depende de uma série de fatores como peso, estilo de vida, hábitos alimentares, clima e faixa etária.

Quem pratica atividades físicas, por exemplo, tem uma necessidade maior de consumo de água do que quem é sedentário, pois a prática de exercícios faz a pessoa transpirar mais. Além do suor, a urina e até mesmo a respiração acabam eliminando boa parte dos líquidos que consumimos durante o dia. É por isso que a reposição precisa ser constante, sobretudo em crianças e idosos, como veremos a seguir:

Crianças

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo pelo menos até os 6 meses de vida dos bebês. Quando passam dessa idade, as crianças começam a ter contato com outros tipos de alimentos e bebidas, inclusive a água.

A agitação própria da idade faz com que as crianças percam mais líquido proporcionalmente que os adultos. Além disso, nos primeiros anos de vida uma porcentagem ainda maior do nosso corpo é constituído de água. Ou seja, os pequenos precisam se hidratar com mais frequência.

Em bebês de 7 a 12 meses, é orientado o consumo médio de 800 mililitros a 1 litro de água diariamente. Para crianças de 1 a 3 anos, recomenda-se a ingestão de 1,3 litros de água por dia. Em crianças de 4 a 8 anos, a instrução passa a ser 1,7 litros de água por dia. Por fim, na idade da transição de crianças para pré-adolescente, a partir dos 9 anos, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2,2 litros de água diários.

Cabe ressaltar que os valores são fornecidos com base em uma média de consumo considerada comum para cada uma das idades. Contudo, é preciso considerar alterações de peso, alimentação, estilo de vida e clima predominante na região em que cada um está inserido.

Uma dica importante é estimular o hábito do consumo de água desde cedo. A utilização de squeezes com personagens e desenhos do agrado das crianças é uma boa forma de começar.

Jovens e adultos

Com o envelhecimento, a quantidade de água necessária para bebermos aumenta. Isso porque quanto mais velho ficamos, nosso organismo vai diminuindo a capacidade de absorção de líquidos em geral.

Na faixa etária dos 14 aos 70 anos de idade, devemos ingerir em torno de 2 a 4 litros de água por dia. A quantidade exata será definida levando em conta a idade, o sexo e as atividades físicas praticadas por cada pessoa. O Institute of Medicine (IOM), nos EUA, recomenda, por exemplo, que gestantes aumentem em torno de 0,3 litro por dia no consumo de água e 1,1 litros diários para àquelas que estiverem amamentando.

A hidratação dos idosos

A medida que envelhecemos, a proporção de água no nosso corpo diminui. Nos idosos, apenas 50% do seu peso total é composto por água. Isso somado à falta de percepção de falta de água no corpo causado pelo próprio envelhecimento, podem causar uma desidratação inesperada.

Recomenda-se que pessoas com 70 anos ou mais façam a ingestão de 2,7 a 3,7 litros de água por dia. Para isso, é necessário uma mobilização da família e de cuidadores incentivando e promovendo a hidratação dos idosos.

Tão importante do que beber a quantidade certa de líquido em cada momento de nossas vidas, é ingerir água de qualidade seja qual for a nossa idade. Para isso, a BBI Filtração possui os filtros ideais para cada local do seu lar, oferecendo o melhor custo-benefício do mercado.

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog