O uso de carvão ativado em filtros e purificadores de água vem crescendo muito desde os anos 1970. Foi nessa década que começou a surgir uma maior pressão das autoridades sanitárias em relação ao tratamento e qualidade da água que é distribuída aos consumidores.
O carvão ativado é o adsorvente mais poderoso do mundo e um dos meios mais eficazes para a remoção de uma vasta gama de contaminantes de águas. E apesar de ter a mesma origem vegetal do carvão utilizado na churrasqueira, o carvão ativado, utilizado na filtragem da água, vem de uma matéria-prima diferente.
Enquanto o primeiro é proveniente da queima de uma madeira mais dura e é encontrado em pedaços de variados tamanhos, o outro é originado a partir da combustão de cascas de coco e algumas madeiras em condições especiais: baixo oxigênio e altas temperaturas. O resultado final é um elemento bastante poroso, que pode ser achado somente em formato granulado ou em pó.
O carvão é uma matéria orgânica, constituída por átomos de carbono, que é um dos elementos mais versáteis da natureza. Ele se torna ativado quando se mistura com oxigênio, abrindo milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono.
O carvão ativado granular é considerado o melhor adsorvente para a eliminação de compostos. Neste formato, ele pode reter partículas selecionadas de gases, líquidos ou outras impurezas em seus poros. De acordo com o tamanho dos poros é possível selecionar o tamanho das partículas retidas.
Na adsorção, o carvão ativado atrai as moléculas de cloro e de outras impurezas e as retém em sua superfície. Dessa forma, a água que passa pelo elemento filtrante deixa no caminho as substâncias que podem ser prejudiciais se consumidas pelo ser humano.
Quando disposto em bloco (o chamado Carbon Block) o carvão ativado garante que toda a água que passa por ele seja filtrada de forma uniforme. O mesmo não ocorre com o elemento em sua forma granular.
Quando disposto de forma mais solta dentro do elemento filtrante, o carvão ativado permite que, por vezes, a água crie uma espécie de “caminho padrão” dentro da sua estrutura, saturando rapidamente. Dessa forma, o líquido passa sem a devida filtragem, e os grânulos perdem toda sua eficiência.
Também em função dessa distribuição uniforme da água, o tempo de vida útil do Carbon Block é maior se comparado ao do carvão ativado. O fator econômico é outro que deve ser levado em conta: o carvão em bloco é, no geral, mais econômico do que o granulado.
Outra vantagem do Carbon Block em relação ao carvão ativado é que o primeiro possui em sua estrutura uma etapa de filtragem a mais. Dessa forma, a água passa por uma filtração física (em que são retidas partículas sólidas e impurezas) e outra química (pelo processo de adsorção).
Já os elementos filtrantes que possuem carvão ativado em grânulos na sua composição, realizam apenas a segunda parte da filtragem (a não ser que possuam uma outra camada de pré-filtração antes, em outro material como o polipropileno). Dessa forma, mesmo que funcione perfeitamente e retire todo o cloro da sua água, nesse sistema você ainda pode ser surpreendido por partículas sólidas ao olhar para o líquido dentro do seu copo.
Pronto. Agora que você já conhece as principais funções do carvão ativado e do Carbon Block, fica mais fácil escolher qual o elemento filtrante mais adequado ao seu dia a dia. A BBI Filtração possui as melhores opções com custo-benefício do mercado. Acesse nosso site e conheça todas as opções que preparamos para garantir uma água sempre limpa e saudável.