A retenção de líquidos é comum e contribui para a barriga inchada e a tão indesejada celulite. No entanto, ela também pode assumir formas mais graves e passar a causar outros sintomas mais incômodos, como inchaço em pernas e pés.
O problema tem o poder de influenciar significativamente o peso na balança, “mascarando” a pesagem. O aumento pode ser de 1 a 3 kg de líquido no corpo, geralmente na fase da TPM (tensão pré-menstrual) ou no período menstrual. Porém, devemos ter cuidado com o termo “ganho de peso”, pois normalmente, essa mudança não corresponde a um ganho de gordura corporal.
A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo. As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, sintoma característico do problema, principalmente durante a menopausa e o período pré-menstrual. Isso acontece devido às alterações hormonais que ocorrem no organismo durante estas épocas, por isso, é comum sentir que você ganhou peso.
Outros fatores que podem ocasionar essa disfunção são variações de pressão sanguínea, ingestão inadequada da quantidade de proteínas e sais, sedentarismo, problemas hormonais, alguns medicamentos, ação da força gravitacional e má circulação em algumas regiões.
O acúmulo de líquidos no corpo, apontado na maioria das vezes como o causador do inchaço, pode ser facilmente percebido pelo aumento do volume abdominal, do rosto, e principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Além disso, é comum que na retenção de líquido exista diminuição da quantidade de urina produzida e liberada por dia.
A forma mais comum de identificar o problema é pressionando com o polegar durante 30 segundos a região próxima dos tornozelos e depois observar se a região ficou marcada é uma forma fácil de descobrir que está retendo líquidos. A marca da meia no tornozelo ou a marca da roupa apertada na cintura também servem de parâmetro para avaliar se a pessoa está com retenção de líquidos.
Este é um problema bastante comum e na maioria das vezes pode ser resolvido a partir de medidas simples que vamos explicar mais adiante. No entanto, é importante salientar que a ocorrência da retenção de líquido pode ser também um sinal de alguma doença e, por isso, é importante que a pessoa que esteja passando pelos sintomas consulte seu clínico geral para que sejam feitos exames para identificar a causa dessa retenção e inicie o tratamento específico mais eficaz.
A boa notícia é que o tratamento para esse mal é, na maioria das vezes, completamente natural. Para evitar a retenção de líquidos é importante que a pessoa adote alguns hábitos. Entre os mais simples e mais eficazes estão, praticar atividade física de forma regular, diminuir a quantidade de sal consumido no dia a dia, elevar as pernas no final do dia, evitar ficar muito tempo em pé ou sentado e, é claro, beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Manter a hidratação do corpo com a ingestão de água nas quantidades adequadas é indispensável para combater a retenção de líquidos, pois ajuda a eliminar as toxinas através da urina e garante o melhor funcionamento dos rins. Por isso, é muito importante que você esteja seguro sobre a qualidade da água que ingere.
Além disso, a água pode ser um elemento importante para o emagrecimento.Com mais de 15 anos de atuação no mercado de filtros e purificadores de água, a BBI Filtração possui os melhores equipamentos e acessórios para ajudar você a garantir água sempre limpa, fresca e livre de cloro ou qualquer toxina que possa prejudicar seu organismo. Acesse o site e veja as opções que mais se encaixam no seu dia a dia.