Aplicações de Resinas de Troca Iônica: conheça os benefícios

No artigo de hoje, vamos falar sobre as diferentes aplicações de resinas de troca iônica. Resinas de troca iônica são materiais adsorventes fabricados sinteticamente, carregados com íons específicos. Quando entram em contato com a água, têm a capacidade de trocar esses íons com outros presentes na água, permitindo a remoção dos elementos indesejados.

Elas são utilizadas para eliminar contaminantes iônicos da água. Por isso mesmo, são capazes de produzir água potável e água para uso industrial, livres de contaminantes que poderiam impedir seu uso adequado.

Mas, as aplicações das resinas em processos específicos dependem dos tipos de íons que elas contêm. Continue lendo e entenda o que são as resinas de trocas iônicas, seus diferentes usos e como elas podem ser um excelente produto para oferecer aos seus clientes. Boa leitura!

Entenda o que são resinas de troca iônica

Existem no mercado atual uma grande variedade de tecnologias que podem ajudar a melhor o tratamento da água. Seja para uso nas indústrias, ou para o consumo humano. E as resinas de trocas iônicas são justamente uma dessas tecnologias.

Essas resinas utilizam como base polímeros plásticos de sítios ativos, o que permite que realizem a troca de íons de igual polaridade dentro de uma determinada solução. Há 3 tipos de principias de resinas iônicas:

  • Resinas catiônicas, que liberam íons sódio ou hidrogênio;

  • As resinas aniônicas, que liberam íons hidroxila;

  • Resinas mistas, combinam resinas catiônicas e aniônicas em um único meio, permitindo remover simultaneamente cátions e ânions da água.

As resinas de troca iônica capturam cátions e ânions da água, que são os responsáveis pelo teor de sólidos dissolvidos, tornando-os indesejáveis para diversos processos industriais.

Vale dizer que as Resinas catiônicas (R-H ou R-Na) podem ser classificadas como fortes ou fracas. Onde as resinas catiônicas fracas contêm grupos funcionais carboxílicos em sua estrutura, originários de ácidos carboxílicos. Por outro lado, as resinas catiônicas fortes possuem grupos sulfônicos, provenientes de ácidos sulfônicos, em sua composição.

Já as resinas aniônicas podem apresentar um grupo funcional quaternário de amônio, que resulta em resinas altamente básicas, ou um grupo funcional de aminas terciárias, que dá origem a resinas levemente básicas.

Clique aqui para conferir as resinas de trocas iônicas da BBI Filtração.

Aplicações de resinas de troca iônica

Aplicações de resinas de trocas iônicas

Há uma ampla variedade de processos de tratamento de água que podem se beneficiar da aplicação de resinas de troca iônica, confira.

Desmineralização da água

A desmineralização é um processo que remove os sais minerais da água. Isso é possível porque os minerais são substâncias que se ionizam na água, permitindo que as resinas de troca iônica sejam um meio eficaz para a sua remoção. Dessa forma, cátions como cálcio e magnésio são eliminados usando resinas catiônicas (no Ciclo do Hidrogênio). Já ânions como cloretos, sulfatos e nitratos são removidos utilizando resinas aniônicas.

A água que vai passar por esse tipo de tratamento deve antes passar por um filtro de carvão. Isso é necessário para remover íons de cloro que podem estar presentes, e aumentar a vida útil das resinas de troca iônica.

Abrandamento de água e abrandador

O abrandamento é um processo parcial de troca iônica, obtido quando a água potável passa por um leito de resina catiônica de alta intensidade. Para isso, a água passa por um equipamento chamado abrandador, empregado para fazer a redução das quantidades de cálcio e magnésio em água dura.

Nesse processo, os íons de cálcio e magnésio dissolvidos na água são capturados pelos grupos de ácido sulfônico, enquanto os íons sódio (Na+) presentes na resina são liberados para a água. Quando todos os íons sódio vinculados ao grupo ácido sulfônico são substituídos por cálcio e magnésio, a resina atinge um estado de saturação e precisa ser regenerada.

Outras aplicações das resinas de troca iônica

Além dos processos descritos acima, as resinas de troca iônica também podem ser utilizadas para:

  • Fazer o polimento de condensado;

  • Realizar o tratamento de efluentes;

  • Tratar açúcar e galvanoplastia;

  • Descolorir soluções orgânicas;

  • Fazer a remoção seletiva de flúor;

  • Síntese de Bisfenol-A;

  • Remover sais metálicos e iodetos de alquila;

  • Remover ácidos;

  • Para éter e esterificação;

  • Realizar a alquilação aromática.

Vale lembrar que a realização dos processos acima depende do tipo de resina utilizada. A BBI Filtração trabalha com resinas de troca iônica do tipo aniônica, catiônica e mista, que podem ser fracamente ou fortemente básicas ou ácidas.

Essas resinas são eficientes para realizar a redução de nitratos, sulfatos e outros ânions, e também são muito empregadas para remover o flúor da água. Além disso, as resinas da BBI também são excelentes opções para o desmineralizar a água e para abrandamento.

Nossas resinas são recomendadas para uso em ambiente hospitalar e laboratorial, em indústrias e em sistemas de osmose reversa.

Conclusão

As aplicações das resinas de troca iônica são várias. Portanto, elas são úteis em diferentes setores onde trocas iônicas são necessárias, desde laboratórios de pesquisa e tratamento de água com osmose reversa, até o ambiente de produção de grandes indústrias, que precisam de água limpa de determinados componentes para a sua produção.

Ou seja, são muito úteis e necessárias em diferentes setores da nossa sociedade. E, como é um produto versátil, você revendedor, pode vender para uma ampla variedade de clientes diferentes que estejam interessados em um produto que faça trocas iônicas de qualidade.

   

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog