Manter um corpo saudável pode ser uma tarefa desafiadora, sobretudo em meio a uma rotina de trabalho atribulada. Sobretudo nos dias atuais, em que o ponteiro do relógio parece girar cada vez mais rápido, encontrar um equilíbrio entre seus compromissos e sua qualidade de vida é essencial.
Afinal, de nada adianta ser altamente produtivo no trabalho aos custos de sua saúde. Mais cedo ou mais tarde, quem opta por levar uma vida sedentária vai sofrer com sintomas como dores nas costas, enxaqueca, mau funcionamento do intestino, mau humor, sono (mesmo dormindo bem) ou falta de ar. Isso sem falar naqueles quilinhos a mais, celulite e flacidez que tanto incomodam na hora de se olhar no espelho.
Mas calma: bastam algumas providências para evitar que a rotina consuma toda sua energia de vida. Pensando em ajudar você nessa tarefa, separamos os 10 mandamentos de quem quer manter um corpo saudável:
O cuidado com o que você coloca no prato é um dos pontos centrais para alcançar uma maior qualidade de vida. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) com o Ministério da Saúde, 15% da população brasileira é obesa.
O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer. Em contrapartida, é fácil incluir no cardápio alimentos que são sinônimo de resistência e longevidade. Peixes e oleaginosas (como nozes, castanhas, avelãs, amêndoas ou pistache), por exemplo, são alimentos que ajudam a prevenir doenças cardíacas, em função da presença de ômega 3.
Ter um corpo saudável está ligado diretamente à prática regular de exercícios físicos. Mas seja por preguiça ou falta de tempo, a verdade é que as pessoas criam com facilidade justificativas para não se exercitar. Tanto é que a inatividade física afeta 47% da população brasileira, como mostram dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ou seja, quase metade dos brasileiros não faz nenhum exercício!
E ao contrário do que muitos pensam, praticar exercícios não é apenas para quem quer perder peso. Manter um corpo saudável, melhorar o preparo físico, ganhar mais disposição, fortalecer o sistema imunológico e estimular a liberação de endorfina (hormônio responsável pela sensação de prazer) são boas justificativas para começar a se exercitar ainda hoje.
O ideal, segundo a OMS, é realizar em média 20 minutos de exercícios por dia. E o melhor é que cada esforço conta: substituir o elevador pelas escadas, ir de bicicleta ao trabalho, ou mesmo aquela opção caseira, que inclui flexões, agachamentos e saltos são válidos.
Para não lesionar o corpo e causar dores, preste bastante atenção nas atividades que desenvolvem durante o dia todo, como: sentar, andar, ficar de pé e até o simples ato de atender um telefone. Tenha cuidado ao fazer esses movimentos que parecem simples, mas que ao longo do tempo podem causar muitos danos à sua saúde.
Em geral, as pessoas nunca pensam sobre o ato de respirar, simplesmente por ser automático. Entretanto, essa função vital integra diversos sistemas do nosso corpo (pulmões, coração, vasos sanguíneos, cérebro) e tem influência não só física, mas também sutil no nosso bem-estar.
Já ouviu alguém falar, quando está irritado, que "é preciso contar até 10 e respirar fundo" para se acalmar? De todas as funções vitais que temos, a respiração é a única que conseguimos controlar, e, controlando-a, conseguimos modular as outras também. Podemos fazer o coração bater mais rápido ou mais devagar e fazer a mente se acalmar, por exemplo.
Tire um minutinho do seu dia, feche os olhos, sente em uma posição mais confortável, e preste atenção apenas na sua respiração. Sinta o ar entrando pelas narinas, enchendo seu peito, relaxe seu abdômen, inspire lenta, controlada e profundamente, retenha o ar por alguns instantes e, depois, solte também lenta e controladamente, até sentir que não tem mais ar nos seus pulmões. Você vai se sentir muito melhor.
O estresse pode favorecer o aparecimento de doenças do corpo e da mente. Por isso, os nervos precisam ser controlados e observados de perto. Estudos comprovam que quanto maior for o nível de estresse, maior será a deterioração física e psicológica da pessoa. O estresse também é fator de risco para os problemas do coração. Em uma pesquisa realizada por universidades de São Paulo e Campinas, entre as mais de 100 mil pessoas analisadas, 46,8% sofriam algum tipo de estresse e tiveram seus níveis de problemas cardiovasculares aumentados. Uma mente sã é o primeiro passo para um corpo são.
Seu corpo responde positivamente quando você está feliz. Investir mais tempo para ficar ao lado de quem você gosta ou ama é uma forma simples, mas muito eficiente, de manter o corpo saudável. Pode não parecer, mas isso é algo que afeta o nosso humor de maneira positiva, aumentando nossos níveis de endorfina. Isso vale não só para pessoas da nossa família, como também amigos e até animais de estimação. Se o objetivo é viver melhor, por que não passar a dar mais valor para quem sempre está do nosso lado, certo?
Trabalhe o seu autoconhecimento e sua autoestima para viver melhor. O conceito que criamos sobre nós mesmos é um fator primordial para definir a forma como nos portamos na vida, qual valor damos ao nosso trabalho, às nossas opiniões, às nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde. E isso faz toda a diferença. Reconheça seu valor e suas qualidades. Evite críticas e cobranças quanto às suas limitações e dificuldades. Dessa forma, você vai notar que naturalmente seu corpo vai responder positivamente.
Repor as energias do dia com uma boa noite de sono é mais do que importante, é essencial! Um estudo da American Academy of Sleep comprovou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Dos 2.800 participantes da pesquisa, os 46% que relataram insatisfação com a saúde tinham também má qualidade de sono. Uma outra pesquisa da Associated Professional Sleep Societies afirma que quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais risco de morrer em comparação às pessoas que não sofrem com o problema. Para os pesquisadores, o ideal são pelo menos 7 horas e meia de sono por dia.
Não existe fórmula mágica para dormir melhor, mas certamente se manter hidratado algumas horas antes do sono ajuda você a ter uma noite mais tranquila.Quando você for fazer uma refeição, concentre-se exclusivamente no ato de comer. Se você estiver compartilhando sua atenção com outras atividades, fica mais difícil para seu cérebro sinalizar os sinais de saciedade. Assim, acabamos também comendo maior quantidade de comida do que precisamos.
Esse hábito trará também um melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos, uma vez que acabamos prestando mais atenção na mastigação. Comer devagar, mastigando bem os alimentos, é o primeiro passo para garantir uma digestão adequada.
Parece simples, mas a maioria da população não ingere a quantidade necessária de água para as atividades do corpo. Manter a hidratação necessária faz com que o cérebro permaneça produtivo e ativo, além de trazer benefícios como: controle da pressão sanguínea, prevenção de cãibras, proteção do coração, melhoria do funcionamento do intestino, transporte de nutrientes, aumento da resistência física, absorção de vitaminas, entre muitos outros.
Mas atenção: tão importante quanto beber a quantidade certa de água para manter nossa estrutura física hidratada, é escolher um líquido com qualidade. Mas como fazer isso se não podemos garantir a procedência daquilo que sai pelas torneiras? Simples: com a ajuda de filtros purificadores. Com mais de 15 anos de experiência no assunto, BBI Filtração possui os equipamentos com o melhor custo-benefício do mercado.
Procure deixar uma garrafa de água sempre cheia junto do seu ambiente de trabalho. Se você não possui o hábito de beber água, ative um alarme para te lembrar de hora em hora ou utilize aplicativos que ajudam nessa função.