A água é o elemento mais importante da vida. Sem ela, nenhum ser humano conseguiria sobreviver mais do que uma semana. E mesmo assim, às vezes não nos damos conta de como ela está presente em nosso dia a dia.
Buscando dicas sobre como preservar o meio ambiente? Aqui você vai encontrar.
Cada vez que você lava sua louça, sua roupa, toma banho ou aperta a descarga, litros e litros desse líquido precioso vão para o ralo. Mas você sabe quanto? Separamos uma média de consumo em cada canto da sua casa. Surpreenda-se:
Bacia – 14% – 4 pessoas – 4.320 litros / mês
Lavatório – 11,7% – 4 pessoas – 3.600 litros / mês
Chuveiro – 46,7% – 4 pessoas – 14.400 litros / mês
Torneira de uso geral – 4,9% – 1.500 litros / mês
Máquina de lavar roupas – 8,2% – 2.520 litros / mês
Pia – 14,6% – 4.500 litros / mês
Utilizar estratégias para reaproveitar a água em grandes centros também pode ser uma boa ideia.
Pensando nesse consumo, separamos algumas dicas de como fazer para economizar água e ajudar a salvar nosso planeta:
A vazão de um chuveiro pode variar de 6 a 25 litros por minuto dependendo de seu modelo e da pressão da água.
Consumo: Um banho de ducha por 15 minutos com o registro meio aberto gasta 135 litros (casa) ou 243 litros (apartamento), ou, no caso do chuveiro elétrico, 45 litros em casa e 144 litros em apartamento.
Economia: Quem fecha o registro enquanto se ensaboa e diminui o tempo de banho para 5 minutos consome 45 litros (casa) e 81 litros (apartamento) ou 15 litros (casa) e 48 litros (apartamento), para chuveiros elétricos.
Consumo: Como os modelos residenciais têm em média, de 150 a 200 litros, usá-la cheia e sem trocar a água equivale a um banho de 15 a 20 minutos num chuveiro de vazão média.
Economia: Uma medida para economizar é enchê-la pela metade ou menos e não trocar a água durante o banho.
Consumo: Em média, os modelos sem controle tem vazão de 9 litros por minuto, o que representa 12 litros por dia pra quem usa 4 vezes por dia por 20 segundos.
Economia: Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira fechada reduz o desperdício. Quem usa um tampão na pia na hora de fazer a barba gasta apenas 2 litros. Instalar reguladores de vazão pode reduzir o consumo de 6 litros para 8 litros por dia.
Consumo: Bacias antigas gastam 9 litros por acionamento, mas podem consumir mais de 10 se a válvula estiver desregulada.
Economia: O vaso pode ser limpo com apenas 6 litros se a bacia for trocada e a válvula regulada (ou trocada) para não gastar água à toa. Depois do uso, pressione a válvula com menos força e não a utilize para descartar lixo.
Consumo: Lavar a louça com a torneira da pia meio aberta por 15 minutos gasta 117 litros (casa) ou 243 litros (apartamento).
Economia: Esse valor pode ser reduzido para 20 litros se a louça for ensaboada na cuba cheia até a metade e só depois enxaguada.
Consumo: Uma lavagem com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros.
Economia: Deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar, depois de descartada, ela pode servir para lavar o quintal.
Consumo: Uma lavadora com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros.
Economia: Utilize-a apenas quando estiver cheia.
Consumo: Uma lavadora com capacidade para 5 kg, gasta 135 litros (casa ou apartamento)
Economia: Deve ser usada sempre cheia, no máximo 3 vezes por semana.
Consumo: São necessários 216 litros para lavar um carro e 279 para molhar a calçada por 15 minutos.
Economia: Com um balde gasta-se 40 litros na limpeza do carro, varrer a calçada em vez de lavá-la não consome nada. No jardim, a dica é molhar as plantas no início da manhã e no final da tarde para evitar a evaporação intensa.
Consumo: Perde até 3.785 litros de água por mês em evaporação, o que abastece uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio.
Economia: Cobrir a piscina reduz a perda em 90%.
São atitudes simples e que farão você sentir o impacto no seu bolso e principalmente no seu planeta. A BBI Filtração apoia o consumo consciente e responsável da água.