Vasos de pressão para osmose reversa: entenda a importância!

Os vasos de pressão para osmose reversa são muito importantes nesse tipo de sistema. A osmose reversa é um método de separação de substâncias que utiliza uma membrana para reter o soluto. Durante esse processo, o solvente se desloca do ambiente mais concentrado para o menos concentrado. Mas, para isso, passa através de uma membrana que permite apenas a passagem do solvente. Enquanto o soluto é isolado. E, para que isso aconteça sem complicações durante seu processo industrial ou tratamento de água, a pressão adequada é fundamental. Portanto, o processo de osmose reversa requer a aplicação de pressão acima da pressão atmosférica normal, para atingir a purificação ou concentração desejada. O recipiente ou vaso de pressão é justamente o componente que suporta essa força.  

O que são vasos de pressão para osmose reversa?

  Vasos de pressão para osmose reversa são um tipo de carcaça, ou seja, são a parte externa que recobre a membrana de filtração de osmose reversa. Eles são compatíveis com uma ampla variedade de membranas de osmose reversa, nano-filtração, ultra-filtração e micro-filtração. Na prática, os vasos de pressão são utilizados em diversos processos industriais, incluindo plantas de energia, fabricação de eletrônicos, produção de alimentos e bebidas, indústrias químicas e biológicas, bem como em aplicações de proteção ambiental. Vale lembrar que um sistema de osmose reversa pode utilizar diferentes tipos de membranas de filtração. Portanto, os vasos de pressão devem ser escolhidos com as características técnicas adequadas ao sistema que será montado. Clique aqui para conferir acessórios para osmose reversa da BBI Filtração.  

Como funcionam os vasos de pressão para osmose reversa?

  Os vasos de pressão funcionam mantendo a água contida dentro de seu interior durante o processo de osmose reversa. Ou seja, esse equipamento possui a importante a função de armazenar a água sob alta pressão, que é então direcionada para o sistema de osmose reversa. Para isso, conta com um sistema de segurança que assegura uma operação adequada e permite a regulagem da pressão conforme as necessidades do processo. Além disso, os vasos de pressão para osmose reversa podem ser encontrados em três tipos de materiais diferentes, são eles:
  • PRFV;
  • Aço Inox;
  • PVC.
  Cada um desses materiais possui diferentes aplicações, pois suas características como temperaturas e pressões suportadas são distintas. Apesar disso, os vasos de pressão de PRFV estão entre os mais utilizados no mercado de tratamento de água potável e águas industriais. O motivo? Possuem maior versatilidade de uso, em comparação aos demais materiais, considerando critérios como: capacidade de pressão, tamanho do projeto, propriedades do material e temperatura operacional.  

Por que os vasos de pressão são importantes em um sistema de osmose reversa?

Por que os vasos de pressão são importantes em um sistema de osmose reversa   A pressão adequada está diretamente relacionada a capacidade do processo de filtração por osmose reversa reter impurezas da água. Ou seja, se a pressão não for adequada, água limpa não pode ser obtida por meio desse procedimento, e ele falha. Então, os vasos de pressão para osmose reversa são pontos fundamentais desse tipo de sistema. Pois, são equipamentos especialmente projetados para lidar com segurança com os níveis de pressão interna aos quais a água precisa ser submetida durante a filtração. Para isso, o sistema de segurança embutido nos vasos regula e monitora a pressão interna, evitando sobrepressão e potenciais acidentes, o que é imprescindível para a operação contínua e segura do sistema. Além disso, os vasos de pressão também contribuem para a longevidade do sistema de osmose reversa. Pois, embora, sua durabilidade seja variável, dependendo de fatores como material de construção, a qualidade da água processada e as condições operacionais, em geral, um vaso de pressão de alta qualidade pode durar entre 10 a 20 anos. É claro, para que isso seja possível, é imprescindível fazer a manutenção adequada do sistema de osmose reversa. Clique aqui e saiba como fazer uma limpeza química na sua planta de osmose reversa. Lembre-se que diferentemente de outros métodos de filtração, a osmose reversa não permite a limpeza por contralavagem. A única maneira de limpar um sistema de osmose reversa é fazendo uma solução de limpeza passar na mesma direção da alimentação.  

Como escolher?

  Para escolher o vaso certo para o seu projeto, é preciso considerar alguns critérios técnicos importantes, incluindo:
  • Tipo de material;
  • Diâmetro (conforme o diâmetro da membrana do sistema);
  • Pressão de operação;
  • Temperatura de operação;
  • A posição dos bocais;
  • Quantidade de bocais;
  • Aplicação do sistema de osmose reversa.
  Você pode conferir maiores detalhes sobre como escolher o vaso de pressão certo para seu sistema de osmose reversa clicando nesse link.  

Conclusão

  A osmose reversa é um processo muito utilizado para purificar água para o consumo humano, ou seja, para obter água potável. Mas, também é muito importante em processos industriais que precisam de água pura, ou seja, água livre de minerais e sais, para diferentes aplicações. A BBI Filtração entende a importância desse processo para a sociedade, e para a saúde humana. Por isso mesmo, trabalhamos com excelentes vasos de pressão para osmose reversa, e outros acessórios necessários nesse tipo de sistema. Com a BBI, você pode oferecer os melhores produtos do mercado aos seus clientes, confiante de estar trabalhando com uma empresa que se preocupa de verdade com o bem-estar social. Interessado? Estamos à disposição para melhor atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog