Quando falamos em carvão, a primeira imagem que vem à cabeça da maioria das pessoas é a de uma churrasqueira pronta para assar um belo churrasco. Mas existe um outro tipo de carvão que tem ganhado cada vez mais popularidade, sobretudo entre pessoas que se importam com a qualidade da água que estão ingerindo. Esse é o carvão ativado, e também o Carbon Block.
Apesar de ter a mesma origem vegetal do carvão utilizado na churrasqueira, o carvão ativado, utilizado na filtragem da água, vem de uma matéria-prima diferente. Aqui você encontra mais informações sobre as potencialidades desse material como filtro de água.
Enquanto o primeiro é proveniente da queima de uma madeira mais dura e é encontrado em pedaços de variados tamanhos, o outro é originado a partir da combustão de cascas de coco e algumas madeiras em condições especiais: baixo oxigênio e altas temperaturas. O resultado final é um elemento bastante poroso, que pode ser achado somente em formato granulado.
A porosidade é justamente a característica que faz do carvão ativado um aliado importante na filtragem da água que chega pelas torneiras e chuveiros da sua casa. O elemento é capaz de remover as impurezas da água de duas formas diferentes: a adsorção e a redução catalítica.
Na adsorção, o carvão ativado atrai as moléculas de cloro e de outras impurezas e as retém em sua superfície. Dessa forma, a água que passa pelo elemento filtrante deixa no caminho as substâncias que podem ser prejudiciais se consumidas pelo ser humano.
Buscando sobre os benefícios do carvão ativado como filtro de água? Aqui você pode encontrar mais sobre isso.
Já a redução catalítica é um processo em que os íons das substâncias contaminantes, que estão carregadas negativamente, são atraídos para o carvão ativado, que está carregado positivamente.
O Carbon Block ou Carvão Block, como é conhecido em alguns locais do Brasil, é um elemento filtrante em que o carvão ativado é compactado. Ou seja, suas características e formas de atuação são semelhantes aos do formato granulado. Contudo, há algumas diferenças que precisam ser levadas em conta na hora de você escolher com qual dos elementos vai compor seu filtro ou purificador.
Em função de estar disposto em bloco, o Carbon Block garante que toda a água que passa por ele é filtrada de forma uniforme. O mesmo não ocorre com o carvão ativado em grânulos. Uma vez que está disposto de forma mais solta dentro do elemento filtrante, ele permite que, por vezes, a água crie uma espécie de “caminho padrão” dentro da sua estrutura, saturando rapidamente o carvão ativado ao seu redor e permitindo que o líquido passe sem a devida filtragem, perdendo em eficiência.
Quer descobrir todo o caminho que o Carbon Block percorre até chegar na sua torneira? Nós escrevemos sobre isso aqui.
Também em função dessa distribuição uniforme da água, o tempo de vida útil do Carbon Block é maior se comparado ao do carvão ativado granulado. Além disso, o fator econômico é outro que deve ser levado em conta: o carvão em bloco é, no geral, mais econômico do que o granulado.
Outra vantagem do Carbon Block em relação ao carvão ativado é que o primeiro possui em sua estrutura outras etapas que permitem realizar a filtração física (que é a retenção de partículas sólidas e impurezas) e a química (pelo processo de adsorção).
Enquanto isso, boa parte dos elementos filtrantes que possuem carvão ativado em grânulos na sua composição, realizam apenas a segunda. Dessa forma, mesmo que ele funcione perfeitamente e retire todo o cloro da sua água, você ainda pode ser surpreendido por partículas sólidas ao olhar para o líquido que está presente no seu copo.
Pronto. Agora que você já conhece as principais diferenças entre Carbon Block e carvão ativado, fica mais fácil escolher qual o elemento filtrante mais adequado ao seu dia a dia. A BBI Filtração possui ambos os produtos com o melhor custo x benefício do mercado.