Uma das grandes curiosidades científicas é que a água quente congela antes que a água fria. Mas como isso é possível? O filósofo da Grécia Antiga, Aristóteles, se fez a mesma pergunta há mais de 2500 anos, contudo, só recentemente cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, de Singapura, descobriram a resposta para explicar esse curioso fenômeno.
Segundo uma equipe de físicos da universidade asiática, as ligações químicas da água são as responsáveis por essa mágica. As moléculas de água são compostas por dois átomos de hidrogênio unidos a um átomo de oxigênio através de uma ligação covalente, ou seja, aquela na qual ocorre o compartilhamento de elétrons entre os átomos.
Entretanto, mesmo depois de aquecidas, elas ainda continuam unidas, só que por meio de ligações mais débeis, que ocorrem quando um átomo de hidrogênio de uma molécula se une a um átomo de oxigênio de outra. Outros experimentos também vêm sendo conduzidos desde o início do século XX buscando respostas para esse fenômeno, chamado Efeito Mpemba.
O nome foi originado devido a um experimento realizado por um estudante secundarista da Tanzânia, em 1969, chamado Erasto Barthlomeo Mpemba, que apresentou um método eficaz para observar o fenômeno. Mas como explicar isso? A seguir você pode obter mais detalhes.
Você sabe a diferença entre água pura e água potável? Aqui você pode descobrir.
Segundo os cientistas que dizem ter desvendado esse mistério, quando as moléculas de água entram em contato, a repulsão natural que ocorre entre elas faz com que as ligações covalentes se distendam e acumulem energia. Assim, quando o líquido é aquecido, as ligações de hidrogênio vão se distendendo conforme a água fica menos densa, e as moléculas vão se distanciando cada vez mais umas das outras.
Se você quer saber ainda mais sobre filtração de água, esse artigo explicando como funciona a filtração por meio do elemento Carbon Block pode ser para você.
Essa distenção extra das ligações de hidrogênio permite que as ligações covalentes voltem a encolher um pouco e liberem energia. Essa liberação de energia é equivalente à liberação de calor. Assim, é por isso que a água quente congela antes da fria.
A conversa científica sobre água deu sede? Pois é, manter-se sempre bem hidratado é essencial para se manter saudável. Isso significa evitar problemas graves de saúde e ainda ter mais energia para fazer as atividades do cotidiano. Além disso, a água é um elemento essencial em todas as etapas da vida, sendo muito muito importante manter sempre as crianças e os idosos bem hidratados.
Na BBI trabalhamos com filtros e purificadores que respondem a todas as necessidades e segmentos, como a indústria, comércio, serviços e residências. Aqui você fica sabendo mais sobre nossas principais soluções em filtragem de água. Se você tem interesse em conhecer mais sobre nossos produtos, você pode acessar nossa página com informações específicas de cada um deles. Além disso, informações detalhadas podem ser encontradas no nosso catálogo.
Texto livremente escrito com base na seguinte fonte: https://www.megacurioso.com.br/fisica-e-quimica/39776-afinal-por-que-e-que-a-agua-quente-congela-mais-depressa-que-a-fria-.htm.