Os perigos do cloro na hora do banho

Você já fez as contas de quanto custam por mês cremes, condicionadores, hidratantes, shampoos, máscaras e matizadores? Tudo isso sem contar as idas ao salão de beleza. E ainda assim seu cabelo e sua pele parecem não ter a estética e a saúde que você sempre quis? O problema pode não estar nos produtos, mas em um local que normalmente as pessoas não procuram: na qualidade da água que sai pelo seu chuveiro enquanto toma banho.

Por que colocamos cloro na água?

Toda a água que sai pelas suas torneiras e chuveiros, é antes tratada nas instalações dos centros de controle e distribuição de água de cada cidade e estado. Nesse processo, a água é coagulada, decantada e filtrada para, aí então, ser desinfectada com adição de cloro.

Por mais de um século, o uso do cloro é considerado o elemento padrão na limpeza da água em função da sua eficiência na eliminação de bactérias e microorganismos resistentes, como os relacionados à febre tifóide e a cólera.

Apesar de seus benefícios visíveis, o cloro é um composto que demanda muita atenção. Assim como outros compostos químicos, ele é tóxico para o organismo humano, sobretudo se absorvido em grandes quantidades.

Cabe ressaltar que a quantidade de cloro na água que consumimos é normatizada pelo governo federal. O grande problema, entretanto, é que muitos municípios não são capazes de manter os níveis de cloro nas quantidades desejadas em suas águas, podendo oferecer maior risco para a população local.

Cloro e água quente: uma mistura perigosa

A maior preocupação com o uso de cloro na água potável que consumimos tem relação com a água quente, especialmente as dos chuveiros elétricos. O cloro, em contato com a água quente, é transformado em vapor e é absorvido mais rapidamente pelo corpo através da pele e das narinas. Nesse formato, ele é é capaz de ressecar e irritar as vias respiratórias, forçando um edema pulmonar que pode levar até mesmo à morte.

Mas mesmo em torneiras de água fria o cloro pode causar prejuízos. O contato da pele com o cloro também pode acelerar o processo de ressecamento dos tecidos cutâneos, deixando-a mais enrugada e envelhecida, além de despertar mais coceiras e irritação na região. O mesmo ocorre com os cabelos, que podem sofrer as mesmas consequências.

A solução está na precaução

Muito melhor do que tentar remediar os prejuízos causados pelo cloro nos cabelos e pele com a utilização de milhares de produtos estéticos, é evitar que o elemento chegue ao seu corpo. Ou seja, você precisa abolir o cloro no banho. Mas como fazer isso? A resposta é mais simples do que imaginamos: o uso de um filtro da BBI Filtração com a tecnologia Carbon Block. Ou seja, aquela que utiliza carvão ativado para reter partículas de cloro antes delas chegarem até você.

Mas atenção: não basta escolher qualquer filtro para ficar livre do cloro! Modelos instalados na entrada de água da casa, conhecidos como Ponto de Entrada (POE), não possuem capacidade para remover o cloro da sua água. Eles foram criados especificamente para filtrar sólidos e sedimentos suspensos na água, evitar obstruções de válvulas e registros, entupimento dos bicos do chuveiro e reduzir a frequência de limpeza da caixa d'água.

A BBI Filtração possui um filtro específico para chuveiros. Munido da tecnologia do Carbon Block, que possui milhões de macroporos, os quais são responsáveis pela adsorção do cloro livre e também do cloro residual, conhecido como cloraminas, ele remove gostos e odores desagradáveis, auxilia na retenção de sólidos e sedimentos suspensos na água, proporcionando um cabelo mais macio e sedoso, além de proteger a pele de alergias, coceiras e irritações causadas pela presença do cloro na água.

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog

Conversar pelo WhatsApp

Quer revender os produtos BBI?

Olá, que tal um orçamento sem compromisso?
Informe seu dados para iniciarmos uma conversa :)

Comercial BBI+55 54 34638186Iniciar conversa
Logotipo do bot2zap