Ondas ultravioletas para desinfecção: entenda por que vale a pena

As ondas ultravioletas são um uma forma eficaz de desinfecção de água, e podem ser aplicadas para diferentes finalidades: desde a produção de água potável para o consumo humano, até o tratamento de efluentes, antes que as águas residuais cheguem ao leito de córregos e rios. O objetivo do tratamento UV com essas ondas é eliminar quaisquer bactérias, vírus e outros microrganismos potencialmente nocivos da água, tornando-a segura. A radiação UV, portanto, é uma das melhores opções disponíveis para desinfecção, sendo altamente valorizada por sua eficácia e custo-benefício. No artigo de hoje vamos entender melhor o que são as ondas ultravioletas, e porque esse método vale a pena para muitas indústrias, de diferentes segmentos.  

O que são ondas ultravioletas?

  As ondas ultravioletas (UV) são ondas curtas, que possuem um tamanho menor que o comprimento de onda da luz visível, variando de 10 a 400 nanômetros. Produzida de forma natural pelo sol, essa radiação também pode ser emitida por lâmpadas de luz artificial, as chamadas lâmpadas UV. Além disso, há 3 tipos de ondas ultravioletas, classificadas conforme o seu comprimento e potencial energético:
  • A radiação UVA: também chamada de luz negra ou onda longa, possui comprimentos de onda que variam de 320 a 400 nanômetros e é a forma de radiação UV com menor energia.
  • Radiação UVB: conhecida como onda média, tem comprimentos que vão de 290 a 320 nanômetros e é a segunda radiação UV em termos de energia.
  • A radiação UVC:  chamada de UV curta ou germicida, tem comprimentos de onda que variam de 200 a 290 nanômetros e é a forma de radiação UV com maior energia.
Muito nociva para a pele humana, essa radiação UVC de ondas curtas é benéfica quando aplicada em contextos de desinfecção da água, e também para desinfecção de superfícies.  

Como funciona o tratamento UV para desinfecção de água e superfícies?

  As ondas ultravioleta do tipo UVC são conhecidas pela sua ação germicida. Portanto, elas possuem o poder de eliminar diferentes tipos de patógenos, pois danificam o DNA desses microrganismos, impedindo que eles continuem a se multiplicar, e causando a sua destruição. Dito de forma mais específica, a luz UV-C atua diretamente no ácido nucleico dos microrganismos, causando a formação de ligações covalentes entre bases adjacentes no DNA, o que impede sua reprodução. Por esse motivo, as tecnologias que utilizam radiação UV são muito necessárias em processos que possuem alto risco de contaminação biológica. Por exemplo, nas indústrias farmacêuticas, alimentícia e de bebidas. Além disso, essa tecnologia também é empregada em estações de tratamento de água, para garantir água potável segura.  

Como é o processo de desinfecção com ondas ultravioletas?

  Como é o processo de desinfecção com ondas ultravioletas   Para realizar a desinfecção com ondas ultravioletas, a radiação é produzida por lâmpadas, geralmente emitindo comprimentos de onda entre 240 e 280 nm. No caso das lâmpadas UV Ligths da BBI Filtração, os comprimentos de onda específicos aplicados e disponíveis são de 254 e 185 nm. Para saber mais sobre UV Ligths e esterilizadores BBI, clique aqui. Uma vez que a luz ultravioleta entre em contato com os microrganismos da água ou da superfície a ser tratada, irá danificar o DNA e RNA da maioria dos microorganismos presentes de forma irreversível. Especialmente, os vírus, bactérias e protozoários, que possuem potencial risco a saúde humana. Mas, para que isso funcione da forma correta, além de ter bons equipamentos, é preciso:
  • Calcular a dose correta de radiação, já que uma dose inadequada pode levar a danos temporários nos microorganismos, o que pode resultar em sua regeneração futura;
  • Para calcular uma dosagem correta de UV no sistema é preciso considerar fatores como a potência da fonte de radiação UV, a capacidade do fluido a ser tratado de transmitir a luz UV e outros aspectos técnicos.

Vantagens que fazem o uso da tecnologia de ondas ultravioletas valer a pena

  Em primeiro lugar, as ondas ultravioletas são muito eficazes em eliminar uma ampla gama de agentes biológicos microscópicos, trazendo segurança para quem precisa evitar contaminação biológica. Por exemplo, para produzir água adequada para fabricação de alimentos, bebidas e medicamentos. Ao dispensar o uso complementar de quaisquer produtos químicos, a tecnologia de radiação UV evita o manuseio de substâncias perigosas pela equipe de trabalho, e evita a formação de subprodutos perigosos. A luz UV também não altera o pH, gosto ou odor da água. Portanto, faz um trabalho limpo e preciso na desinfecção e preserva as propriedades naturais da água. O sistema de desinfecção UV também é compatível com outros sistemas de tratamento de água, possui baixo custo operacional, especialmente devido ao seu menor gasto energético, tem impacto ambiental mínimo e a desinfecção ocorre de forma muito rápida, bastando alguns segundos de exposição a luz UV.  

Conclusão

  A tecnologia de tratamento e desinfecção com ondas ultravioletas é limpa, rápida e eficaz. Portanto, é um meio confiável de evitar a contaminação biológica, e garantir água adequada para diversas finalidades. Muitas indústrias fazem uso dessa tecnologia. E nós da BBI Filtração sabemos o valor que tecnologias seguras e eficazes possuem para a sociedade, e também para o meio ambiente. Por isso mesmo, trabalhamos com lâmpadas UV e esterilizadores de qualidade. Gostaria de conhecer as soluções que possuímos para a sua empresa? Entre em contato, será um prazer atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog