O que é removedor de ferro e manganês? Entenda!

No artigo de hoje, vamos entender melhor o que é removedor de ferro e manganês. Isso é relevante por diferentes motivos. Em primeiro lugar, garantir que a água que consumimos diariamente seja segura e livre de impurezas é essencial para a nossa saúde e bem-estar. Além disso, muitas indústrias precisam que a água que utilizam seja livre de ferro e manganês para poder ser empregada em seus processos industriais. Caso contrário, tanto a operação de seus equipamentos, quanto a qualidade do produto final, podem ser comprometidas. Logo, é muito importante contar com meios eficientes na remoção desses metais da água. Continue lendo para saber mais sobre o que é removedor de ferro e manganês, como funciona e quais seus benefícios e aplicações, tanto para o tratamento de água potável, quanto para o tratamento de águas industriais.

O que é removedor de ferro e manganês?

O filtro removedor de ferro e manganês é um equipamento que realiza a remoção desses metais da água, deixando suas quantidades em níveis adequados para o uso ao qual se destina, seja para consumo humano, seja para uso industrial. A água proveniente de poços e reservatórios frequentemente apresenta contaminação por ferro e manganês, resultando em uma coloração turva e um sabor metálico desagradável. No entanto, é possível purificar essa água utilizando filtros específicos para a remoção desses elementos. Mas, esse processo requer um removedor adequado.

Como funciona o filtro removedor de ferro e manganês?

Um filtro removedor de ferro e manganês pode ter diferentes etapas de filtração, dependendo das tecnologias empregadas. Mas, de forma geral, o processo envolve:

1. Oxidação

Nessa fase, a água passa por um tanque onde é exposta a um agente oxidante, como cloro, permanganato de potássio, ozônio ou oxigênio. Isso porque, o ferro e o manganês normalmente estão presentes na água no formato de íons, e é preciso convertê-los em partículas sólidas para fazer a sua remoção.

2. Filtração

Em seguida, é utilizado um meio filtrante removedor de ferro e manganês, como esse aqui, que a BBI Filtração disponibiliza para seus clientes e revendedores. O objetivo é reter as partículas sólidas de ferro e manganês, deixando passar a água purificada para a próxima etapa. Os meios filtrantes mais utilizados nesse processo incluem areia, antracito ou meios filtrantes especiais, especialmente projetados para oxidar e filtrar esses metais com facilidade. E a escolha deve ser feita conforme o nível de purificação desejado. Por exemplo, águas industriais podem precisar da remoção completa do ferro e do manganês da água. Mas, para a produção de água potável, é preciso deixar os níveis desses metais em concentrações adequadas, já que a água pura não é própria para o consumo.

3. Retenção

Enquanto a água passa pelo meio filtrante removedor de ferro e manganês, as partículas oxidadas desses elementos são capturadas pelo filtro, permitindo que a água purificada siga para o tanque de armazenamento ou para o sistema de distribuição. Essa é a etapa de retenção.

4. Regeneração e manutenção

O meio filtrante precisa ser regenerado periodicamente, para recuperar suas propriedades removedoras de ferro e manganês. Para isso, é possível utilizar um processo de retrolavagem, passando a água em sentido inverso pelo filtro. Além disso, a eficácia do filtro deve ser monitorada, por exemplo, através de testes da qualidade da água, verificação do filtro e troca ou regeneração do meio filtrante quando necessário.

Problemas causados pelo acúmulo de ferro e manganês

Problemas causados pelo acúmulo de ferro e manganês O uso de um removedor de ferro e manganês pode ser necessário, pois a sua presença em excesso na água pode causar uma variedade de problemas, tanto para a saúde humana, quanto para equipamentos industriais. Confira:
  • Causa manchas em tecidos e peças de porcelanas.
  • Deixa a água com uma com cor turva, imprópria para o consumo.
  • A água fica com odor e sabor metálico.
  • Danifica equipamentos industriais ao se acumular no seu interior.
  • Da mesma forma, danifica e reduz a vida útil de encanamentos e equipamentos domésticos.
  • É prejudicial para peixes e outros animais.
  • Podem entupir e danificar sistemas de irrigação agrícola.
  • Podem causar problemas de saúde, quando ingeridos em altas concentrações.

Benefícios e aplicações

O uso do removedor de ferro e manganês traz diversos benefícios, tanto para indústrias, quanto para o tratamento de água potável, incluindo:
  • Deixa a água potável, sem cheiro, cor ou sabor.
  • Previne manchas em louças e outros itens domésticos.
  • Aumenta a durabilidade de equipamentos industriais e eletrodomésticos.
  • Previne obstruções em filtros e tubulações.
  • Melhora a eficiência de diferentes processos industriais.
  • Protege sistemas de irrigação, melhorando a eficiência nos cultivos.
  • Permite que a indústria cumpra normas ambientais e de saúde.
Devido aos seus benefícios, o removedor de ferro e manganês possui variadas aplicações. Por exemplo, ele é empregado para produzir água potável em estações de tratamento de água, mas também é utilizado nas indústrias farmacêutica e alimentícia, para garantir a pureza e segurança dos produtos. Além de ser empregado em hospitais, laboratórios, cozinhas industriais, bem como na produção têxtil e em sistemas de caldeiras, protegendo equipamentos contra corrosão e obstruções.

Conclusão

Agora que você sabe o que é removedor de ferro e manganês, como funciona, e conhece seus benefícios e aplicações, saiba que na BBI Filtração você encontra tudo o que precisa para montar o seu filtro, desde o elemento filtrante, até tanques de fibra de vidro para contenção, válvulas e outros catalisadores, como o carvão ativado. Ficou interessado? Precisa desse produto? Entre em contato! Estamos à disposição para melhor atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog