Lâmpada ultravioleta no tratamento de água: aplicações

A lâmpada ultravioleta é um equipamento que demanda cada vez mais atenção das empresas que precisam realizar tratamentos e purificação da água. Afinal, com a necessidade crescente de recursos hídricos, métodos que sejam mais eficazes em purificação são necessários, e desejados. É nesse contexto que o uso de luz ultravioleta ganha destaque, e com as mais variadas aplicações. Afinal, o emprego de lâmpadas UV e esterilizadores em processos industriais, bem como no tratamento de água, demonstra alta eficácia na remoção de microrganismos de diversas substâncias e compostos. O processo é bem prático. Essas lâmpadas são frequentemente fabricadas com mercúrio de baixa pressão, que emite radiação UV quando eletricamente ativado. Então, a água a ser purificada flui através da zona de radiação, onde os microrganismos são expostos à luz UV, levando à sua destruição. Mas, onde exatamente essa tecnologia pode ser utilizada? É isso que vamos entender melhor no artigo de hoje.  

Aplicações da lâmpada ultravioleta

  A utilização de luz ultravioleta para a desinfecção da água é uma alternativa eficaz para remover a contaminação microbiológica. Pois, emprega radiação UV para provocar danos irreparáveis no DNA dos microrganismos, bloqueando sua capacidade de se reproduzir e assegurando a segurança biológica da água. Durante o processo de uso da luz ultravioleta, a energia dos fótons é absorvida pelos ácidos nucleicos que compõem a estrutura do DNA. E a absorção dessa energia provoca a quebra das ligações entre os nucleotídeos, resultando na recombinação das bases pirimídicas. Graças a eficiência desse processo, os usos das lâmpadas ultravioleta são bem diversificados. Confira os principais a seguir.

Tratamento de águas industriais

  A indústria de alimentos e bebidas faz uso da tecnologia da luz ultravioleta para purificar a água que utilizada em seu processo produtivo. Pois, esse processo de desinfecção é muito eficaz em garantir que a água fique livre de microrganismos patogênicos para atender aos padrões de segurança alimentar, e prolongar a vida útil dos produtos. De forma similar, a indústria farmacêutica precisa de água livre de contaminantes biológicos para a produção de medicamentos. Nesse setor, o principal objetivo do uso da lâmpada ultravioleta é evitar a carga microbiológica no produto final, garantindo que as medicações estejam livres de agentes contaminantes. Outro bom exemplo é a indústria microeletrônica, onde é necessário a produção de água ultra pura para diferentes processos. E as lâmpadas ultravioletas, com seu poder de destruição dos microorganismos, são muito úteis para eliminar contaminantes microbiológicos que possam comprometer a qualidade e a integridade dos componentes eletrônicos.  

Lâmpada ultravioleta para tratamento de águas residuais

  Tratamento de águas residuais   As águas residuais são águas que a indústria, e outros locais, já utilizaram em diferentes processos. Portanto, são águas que foram descartadas, mas que precisam receber o devido tratamento, para que possam retornar a natureza causando o menor impacto ambiental possível. Nesse contexto, a luz ultravioleta é altamente eficaz, eliminando vírus, bactérias, protozoários, e outros agentes microbiológicos, antes que essas águas sejam liberadas em rios e afluentes. Dessa forma, a saúde dos organismos aquáticos fica mais protegida, bem como a saúde da população geral. Afinal, esses agentes microbiológicos têm o potencial de se espalhar muito rápido e chegar a água da torneira. Por isso mesmo, o processo de desinfecção com luz ultravioleta é fundamental.  

Setor agrícola

O setor agrícola é um dos que mais emprega a tecnologia da lâmpada ultravioleta, pois suas aplicações aqui são bem diversificadas. Afinal, a necessidade de água livre de contaminantes nesse setor é ampla, e inclui:  
  • Obtenção de água potável;
  • Tratamento de efluentes;
  • Obter água para uso em torres de resfriamento;
  • Tratamento de água para piscinas e tanques de peixes;
  • Tratar água para outros processos produtivos, como irrigação, etc.

Estações de tratamento de água

  O uso de lâmpadas UV em estações de tratamento de água é uma tecnologia comprovada e confiável que oferece uma desinfecção eficaz, sem os inconvenientes associados a métodos químicos. Nesse contexto, a tecnologia de luz ultravioleta assegura a desinfecção final da água, para que a água potável seja disponibilizada ao público. Para isso, a água passa por uma câmera especial com radiação luz UV emitidas por essas lâmpadas, e o processo é controlado para assegurar que seja uniforme, garantindo uma esterilização eficaz.  

Por que a tecnologia UV é tão procurada?

  A lampada UV é muito eficaz na esterilização da água, eliminando organismos nocivos à saúde, e sem que haja a necessidade de colocar produtos químicos na água. Além disso, sistemas UV são fáceis de instalar e manter a longo prazo, o que também representa uma economia significativa para as empresas que implementam esse tipo de sistema.   Vale dizer que as lâmpadas UV não esterilizam apenas a água, mas podem ser aplicadas para esterilização de outros tipos de substâncias e ambientes. Logo, seu uso diversificado e limpo estão entre os principais fatores para sua ampla aceitação no mercado.  

Conclusão

  A lâmpada ultravioleta é uma tecnologia eficaz e muito útil em diferentes indústrias. Aqui na BBI Filtração, você encontra lâmpadas UV de 254 nm com potências de 6, 12, 16 e 25 Watts. Mas, também é possível obter outras potências, se você fizer o seu pedido sob encomenda. Gostaria de ter essa tecnologia à disposição dos seus clientes? E proporcionar a eles produtos seguros, de ótima qualidade e procedência comprovada? Ou, gostaria de ter sistemas de desinfecção UV na sua indústria? Entre em contato, estamos sempre aqui para melhor atendê-lo!  

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog