Entenda o que são instrumentos para medição e como são utilizados

Há diferentes tipos de instrumentos para medição, que são importantes para mensurar a eficácia do tratamento de água. Esses equipamentos são responsáveis por mensurações técnicas com diferentes finalidades, como medir a pressão, a vazão e a condutividade da água. Um cuidado fundamental para garantir a qualidade e a pureza da água em diferentes contextos, desde estações de tratamento de água, até em águas de uso industrial. Esses instrumentos fornecem dados precisos, importantes para engenheiros industriais, engenheiros hídricos e outros profissionais tomarem decisões sobre seus processos produtivos. Portanto, a precisão e a confiabilidade desses instrumentos são fatores indispensáveis para garantir água de qualidade, nas condições adequadas, para diferentes finalidades. Na BBI Filtração levamos isso muito a sério, pois sabemos o quanto a água é um recurso importante para o bem-estar de todos. E também, para o seu negócio, revendedor que trabalha conosco. Por isso mesmos, trabalhamos apenas com os melhores instrumentos para medição, que você irá conhecer melhor nesse artigo. Boa leitura!  

O que são instrumentos para medição?

  Instrumentos para medição para tratamento de água são dispositivos projetados para monitorar e controlar diversas variáveis do processo de tratamento, como pressão, vazão e condutividade. Pois, o uso estratégico desses instrumentos pode reduzir os custos, além de aumentar a produtividade, e assegurar uma maior qualidade e segurança durante os processos produtivos. Existem diferentes instrumentos para a finalidade de medição, e a escolha do mais adequado depende de alguns fatores. Por exemplo, das necessidades específicas do processo de tratamento de água, e das características da água que devem ser monitorada. Confira a seguir 3 dos instrumentos de medição mais utilizados nas indústrias e no tratamento de água potável, suas principais características e funções!  

Manômetro glicerinado

  Manômetros glicerinados são instrumentos para medição utilizados para medir a pressão de líquidos e gases em sistemas industriais e comerciais. Eles são chamados assim por que possuem glicerina em seu interior, um composto líquido sem cheiro e sem cor, que possui propriedades umectantes, emolientes, hidratantes, e lubrificantes. A glicerina no interior do manômetro atua como um amortecedor, reduzindo as vibrações e oscilações da agulha, o que resulta em leituras mais precisas e estáveis. Essa substância também protege os mecanismos externos do manômetro. As aplicações do manômetro para o tratamento de água e águas industriais são várias:
  • São empregados para medir a pressão de entrada e saída em filtros de carvão ativado e filtros de areia;
  • Realizar o controle de pressão em bombas dosadoras e bombas de pressurização;
  • Realizar a medição de pressão em membranas de osmose reversa;
  • Controlar a pressão em torres de caldeiras e torres de resfriamento;
  • Monitorar a pressão em redes de distribuição de água;
  • Controlar a pressão em sistemas de filtração e desinfecção.

Rotâmetros

  Rotâmetros   Um rotâmetro é um tipo de medidor de vazão que mede a quantidade de líquido ou gás que passa por ele. São instrumentos para medição compostos por um tubo cônico vertical e um flutuador que se move para cima e para baixo dentro do tubo, dependendo da vazão do fluido. Para indicar a taxa de vazão, normalmente há uma escala graduada no tubo, sendo a vazão indicada pelo ponto em que o flutuador se estabiliza. Confira as principais aplicações do rotâmetro:  
  • Empregado para monitorar a vazão em produtos químicos adicionados durante o tratamento de água;
  • Monitorar a vazão de água em sistemas de filtração;
  • Realização da medição em sistemas de resfriamento e caldeiras;
  • Medir a vazão da água em redes de distribuição de água tratada;
  • Monitorar a vazão em processos industriais como lavagem, resfriamento e misturas.

Condutívimetro

  Os condutívimetros são instrumentos para medição que mensura a condutividade elétrica de uma solução, fator que serve uma indicação da capacidade da água de conduzir eletricidade. Esta capacidade depende da presença de íons dissolvidos, como sais, ácidos e bases. Dessa forma, os condutímetros podem determinar rapidamente qual é a pureza da água e a sua concentração de substâncias iônicas. Confira as principais aplicações dos condutívimetros:  
  • Monitorar a qualidade da água potável em estações de tratamento;
  • Controlar e monitorar a eficiência dos sistemas de desmineralização e desionização em processos industriais;
  • Medir qual é a capacidade de condutividade da água antes e depois de ser tratada em um sistema de osmose reversa;
  • Monitorar a qualidade da água na indústria farmacêutica, de alimentos e bebidas;
  • Monitorar a água de efluentes antes que sejam despejadas em rios e córregos;
  • Mensurar a eficácia dos processos de esterilização e limpeza em águas industriais.

Conclusão sobre instrumentos para medição

  A BBI Filtração se importa com a qualidade da água que nossos instrumentos e equipamentos para tratamento de água podem proporcionar. Por isso mesmo, trabalhamos apenas com produtos em que confiamos, que conhecemos a qualidade e possuem eficácia comprovada para assegurar a mensuração precisa em indústrias e estações de tratamento de água. Temos várias soluções que podem ser justamente o que a sua indústria precisa para garantir um melhor controle de qualidade e eficácia em seus processos industriais. Ou, o que os seus clientes finais procuram para ter essas mesmas vantagens. Interessado? Estamos à disposição para melhor atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog