A filtração possui a função de reter partículas em suspensão, diminuindo assim a turbidez da água. Estas partículas são formadas principalmente por sólidos orgânicos e inorgânicos, além de microrganismos. Ela também pode ser utilizada para remover determinados contaminantes que causam cor na água.
Os filtros podem ser constituídos de diferentes meios filtrantes, como areia, zeólitas, antracito, carvão ativado, ou serem do tipo cartucho, fabricados principalmente em polipropileno.
Os filtros podem ser gravitacionais, ou seja, abertos, fazendo com que a própria gravidade seja a força motriz para a água passar pelo meio filtrante, ou podem ser pressurizados em uma linha fechada, utilizando uma bomba para recalcar a água e pressurizar o sistema.
Com o acúmulo das impurezas retidas no meio filtrante durante a filtração da água, a capacidade de filtração começa a diminuir com o tempo, sendo necessário realizar a retrolavagem, no caso dos filtros de areia, ou substituir os cartuchos.
O processo de retrolavagem de um filtro consiste em inverter o sentido do fluxo de água, fazendo com que ela arraste as partículas de sujeira que foram retidas durante a filtração. A água suja é então descartada ou reaproveitada para outras finalidades.
Durante a retrolavagem, geralmente é feita a expansão do filtro, com a própria água de lavagem ou ainda com a injeção de ar, aumentando a turbulência do meio filtrante, para que as impurezas sejam removidas mais facilmente.
O momento de realizar a retrolavagem pode ser definido a partir da diferença de pressão entre a entrada e saída do filtro, pela qualidade da água filtrada, pela diminuição da vazão, ou em períodos pré-estabelecidos.
A BBI Filtração fornece diversos tipos de filtros, sistemas de osmose reversa, além de equipamentos e componentes para tratamento de água. Confira todos os nossos produtos clicando aqui.