No artigo de hoje vamos falar sobre as desvantagens do carvão mineral. Algumas pessoas não sabem, mas o carvão mineral é muito utilizado para o
tratamento de água, sob a forma de carvão antracito principalmente.
O carvão antracito é um mineral que possui grande quantidade de carbono em sua composição e a baixa quantidade de impurezas. Ele apresenta poros que proporcionam uma elevada capacidade de absorver, coletar e purificar impurezas.
Devido a todos esses fatores, o carvão antracito é muito empregado para o tratamento de
água. No entanto, apesar de sua eficácia, esse é um método cada vez menos recomendado para fazer a remoção das impurezas.
E isso acontece devido às desvantagens do carvão mineral, que vamos conhecer melhor a partir de agora.
Desvantagens do carvão mineral para o tratamento de água e outras finalidades
O carvão mineral é segunda fonte de
energia mais utilizada do mundo, perdendo apenas para o petróleo. Pois, é muito abundante, e possui um bom custo-benefício. No entanto, por se tratar de um combustível fóssil, também é um dos principais poluentes do planeta.
Portanto, as primeiras desvantagens do carvão mineral que devemos citar são referentes a aspectos ambientais que não podem ser ignorados:
- Queimar carvão mineral produz grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂), que polui a atmosfera.
- A queima também gera óxidos de enxofre (SOx) e óxidos de nitrogênio (NOx), gases que contribuem para o efeito estufa.
- O processo de mineração do carvão mineral é nocivo aos ecossistemas, destruindo muitos habitats naturais.
- Há um grande risco da contaminação dos recursos hídricos durante a mineração, especialmente riscos de contaminação de lençóis freáticos, rios, lagoas e lagos, com metais pesados.
- O carvão mineral é menos eficiente que outras fontes de energia.
- O carvão mineral não é um recurso renovável, o que implica em preocupações quanto a sustentabilidade do seu uso a longo prazo.
Além disso, o uso de carvão mineral também apresenta desvantagens no tratamento da água, como você confere a seguir.
Impurezas do carvão mineral
O carvão mineral pode conter substâncias como enxofre e metais pesados. Essas substâncias são altamente perigosas para os seres humanos. Caso esses
elementos sejam liberados durante o processo de tratamento da
água com o carvão mineral e seus derivados, ocorrerá a contaminação da água, ao invés do seu tratamento.
Menor eficácia quando comparado ao carvão ativado
O
carvão ativado, um tipo de carvão vegetal produzido pela queima controlada de algumas madeiras, é muito mais eficaz na filtração da água do que o carvão mineral. Isso porque, o carvão ativado tem alta capacidade de aderir em moléculas insolúveis, tanto de líquidos, quanto de gases.
Além disso, quando utilizado como
elemento filtrante, o carvão ativado é eficaz em remover o cloro da água, melhorar a sua clareza e remover odores.
Reduz a vida útil dos filtros
O carvão mineral desgasta os
filtros com mais facilidade, quando utilizado como elemento de filtração, e também causa mais problemas de obstrução dos filtros, quando comparado ao carvão ativado.
Alternativas ao uso do carvão mineral no tratamento de água

Agora que você já conhece as principais desvantagens do carvão mineral, vamos conhecer algumas alternativas a esse método, que apresentam melhores resultados e possuem um menor impacto ambiental:
- Carvão ativado (carvão vegetal): como já mencionamos, o carvão ativado é mais eficaz que o carvão mineral. Ao ser usado em filtros, ele remove uma ampla gama de impurezas, tanto orgânicas, quanto químicas, e substâncias que causam mau cheiro na água.
- Zeolitas: as zeolitas são minerais microporosos que possuem uma estrutura cristalina única com cavidades e canais internos, o que lhes confere uma alta capacidade de adsorção. Podem absorver metais pesados, amônias e compostos orgânicos da água.
- Quartzo: o quartzo é uma forma cristalina de dióxido de silício que também possui propriedades adsorventes, sendo eficaz no tratamento de água. Pois, pode realizar a remoção de partículas suspensas e na clarificação da água.
Como escolher o melhor método de tratamento de água para indústrias?
A escolha da melhor técnica para o tratamento de água na
indústria varia conforme as necessidades específicas da indústria em questão, o que está ligado principalmente ao uso que será feito da água. Por exemplo, para produção de água pura e
dessalinização da água do mar, a osmose reversa é muito recomendada. Agora, para o tratamento de efluentes, é preciso analisar a composição da água antes, para determinar quais métodos são mais eficazes.
Vale dizer também que normalmente mais de um método é utilizado. Voltando ao exemplo do uso da osmose reversa, por exemplo, a maioria dos sistemas requer algum tipo de pré-filtração para a sua eficácia.
Conclusão
Conhecer as desvantagens do carvão mineral traz mais consciência da importância de adotar fontes de energia sustentáveis a longo prazo, e que não sejam nocivas ao meio ambiente. Além disso, quanto a questão específica do tratamento de água, o conhecimento de que existem métodos muito mais eficazes do que o carvão mineral faz diferença.
Dessa forma, você pode obter melhores resultados na sua indústria, inclusive, adotando métodos eficazes que reduzem o seu impacto ambiental. Para isso, você encontra equipamentos para a maioria desses métodos alternativos aqui na
BBI Filtração.
Desde carvão ativado, até resinas para trocas iônicas, possuímos soluções para várias indústrias e também para a produção de água potável. Interessado? Entre em contato!