Com certeza você já ouviu falar que a água é o elemento da vida. Isso porque todo o ser vivo não apenas precisa dela para sobreviver, mas tem boa parte da sua consistência formada pelo líquido. O ser humano não é diferente: 60% do nosso corpo é composto por ela. Ou seja, ter à disposição água limpa é um bom passo para manter-se saudável. E a melhor forma de obter água potável de forma prática é por meio de elementos filtrantes.
Nesse contexto, os filtros e purificadores ganham cada vez mais importância. Mas é preciso lembrar que, por melhor que seja o produto, nenhum elemento filtrante é eterno. Ou seja, uma hora ou outra ele vai precisar ser substituído para que você garanta uma água sempre pura e adequada às suas necessidades de aplicação.
Se você já possui um filtro ou purificador em casa ou no trabalho, sabe que no momento da substituição, dois fatores precisam ser levados em conta: praticidade e custo-benefício. Nesse quesito se destacam os elementos filtrantes recarregáveis.
A troca do refil é fácil e rápida, podendo ser realizada sem a necessidade da presença de um técnico. Você mesmo pode fazer isso. Basta desrosquear a tampa inferior do cartucho recarregável e realizar a substituição ou recarga do meio filtrante.
No mercado há mais de 15 anos, a BBI Filtração possui elementos filtrantes recarregáveis de diversos tamanhos. Todos eles são compatíveis com quatro diferentes materiais: Carvão Ativado (CA), Resina Aniônica (RA), Resina Catiônica (RC) e Zeólitas (ZI / ZS / ZZ).
Nos últimos tempos, a substituição de carga do Carvão Ativado tem sido cada vez menos utilizadas, sobretudo em função da popularização do elemento filtrante Carbon Block, mais eficiente e geralmente mais econômico se comparado ao produto em forma de grânulos. De toda forma, sua utilização permite a adsorção das partículas de cloro, eliminando a substância antes do consumo.
Aqui você pode ter mais informações sobre como o carvão ativado age na purificação de água.
O que difere os tipos existentes de resinas é a capacidade de captura de íons negativos ou positivos que elas possuem. Caso a resina capture íons positivos, sua troca será do tipo catiônica. Já se ela capturar íons negativos, a troca será aniônica.
Entenda também sobre a função da água desmineralizada.A resina aniônica é bastante eficiente para a remoção de elementos como o sulfato, nitratos e cloretos. Em sua forma fortemente básica, deve remover qualquer ânion que esteja presente na água. Ou seja, para as empresas que necessitam da água em sua versão desmineralizada, esse elemento é indispensável no tratamento.
Por outro lado, a resina catiônica é capaz de remover o cálcio, magnésio, potássio, ferro e outros metais da água. As resinas catiônicas podem ser classificadas em dois grupos: as fortemente ácidas (com ácido sulfônico) e fracamente ácida (com ácido carboxílico).
A primeira versão é utilizada em sistemas de abrandamento e desmineralização, tratamento de efluentes, tratamento de açúcar, entre outras funcionalidades. Enquanto isso, o segundo tipo pode ser facilmente empregado na fixação de antibióticos e tratamento de condensado amoniacal.
Se você está buscando mais informações sobre filtração de água industrial, você pode encontrar aqui.
A zeólita é um mineral que vem sendo empregado no tratamento de água, principalmente em processos industriais, tratamento de água de poço, mina, rios, lagos e até mesmo para tratamento de água da rede pública. Combinada com o já conhecido carvão ativado, se juntam para formar um potente elemento filtrante da água consumida por nós, humanos, e para o uso em indústrias farmacêuticas, hospitais e hotéis.