Muito mais do que belas paisagens, os oceanos são fontes de vida e abrigam uma enorme biodiversidade, possuindo recursos naturais preciosos. Infelizmente, é fato que o atual estilo de vida humano e a exploração dos biomas marinhos tem causado impactos negativos, ameaçando fortemente as águas do planeta. É necessário que este cenário seja revertido o mais rápido possível e, com atitudes simples, você pode ajudar nesta mudança contribuindo para a preservação!
Por dia, milhões de garrafas plásticas são descartadas e a maior parte desse resíduo acaba parando nos oceanos e dificultando a preservação. Para você ter uma ideia, são necessários pelo menos 450 anos para que uma garrafa se decomponha e desapareça completamente do meio ambiente! Não é difícil imaginar as consequências disso para a natureza, não é mesmo?
Por isso, uma alternativa mais barata e muito mais sustentável é optar por garrafas que não sejam descartáveis, além de diminuir o impacto ambiental, elas podem ser itens repletos de estilo e praticidade para o seu dia a dia.
Uma opção é usar elementos filtrantes ecológicos, como o Carbon Block. Descubra aqui todas as vantagens.
Cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono são absorvidas pelos oceanos, porém, isso tem uma grande consequência: a acidificação das águas, uma grande ameaça a vida marinha. A única forma de combater esse fenômeno é diminuindo a emissão de CO2. Para isso, você pode contribuir para a preservação trocando o carro pelo transporte público, ou pela bicicleta, e diminuir seu consumo de energia, buscando fontes renováveis como energia solar ou eólica.
Você sabe a diferença entre água pura e água potável? Descubra mais aqui.
Apesar de pouco lembrado, o micro plástico é um dos maiores vilões dos mares e oceanos! De tamanho pequeno, é impossível retirá-los das águas, assim, não apenas os animais estão em risco, mas também os humanos, que comem o material ao consumir frutos do mar. Por isso, ao comprar produtos, principalmente de cuidados pessoais, evite os seguintes componentes: polipropileno, polietileno, tereftalato de polietileno ou metacrilato de polimetilo.
Os resíduos das caixas de areia dos gatos são muito destrutivos para a vida marinha, portanto, não despeje-os na privada, pois eles vão parar no mar ao longo dos esgotos. Além disso, se optar por um aquário, verifique a procedência dos peixes, evitando comprar os de água salgada capturados de ambientes silvestres. E por fim, nunca solte peixes de aquário, que não são nativos da região, no mar. Apesar de parecer uma ideia boa, pode causar inúmeros impactos negativos para a vida marinha nativa.
Buscando mais dicas sobre como preservar o meio ambiente? Acesse agora nosso artigo.
A belíssima e importante vida marinha está ameaçada! A acidificação dos oceanos, a perda de habitats, espécies invasoras e poluição são os principais fatores responsáveis por reduzir a biodiversidade dos oceanos. Se você se preocupa com a vida marinha e com você mesmo, doe tempo ou dinheiro para uma organização que ajudará a combater esses problemas e colabore com a preservação.
Texto baseado em nacoesunidas.org