A modernização das embalagens gerou, por muitos anos, um grande preconceito em relação às embalagens de vidro. O plástico foi o escolhido para substituir as garrafas de vidro, que passaram a ser consideradas antiquadas.
Mas o que parecia muito prático e econômico seria o primeiro passo para uma uma mudança muito grande na saúde do ser humano. Tanto o nosso corpo quanto o ambiente em que vivemos sofrem as consequências dessa mudança que está sendo revertida pouco a pouco.
1. Garrafas de vidro são as únicas feitas com material puro e mantêm intocadas as características de sabor, pureza e qualidade de tudo que é armazenado nelas. O material tem todas estas vantagens em relação aos demais, além de ser 100% reciclável, podendo pode ser reutilizado inúmeras vezes, reduzindo impacto no meio ambiente.
2. As embalagens de vidro não interagem de nenhuma forma com o produto envasado. Dessa forma, as bebidas e os alimentos colocados em garrafas criadas com o material podem ser aquecidos e refrigerados sem qualquer risco de contaminação;
3. Alimentos e bebidas acondicionados no vidro necessitam de menos conservantes e estabilizantes, o que significa um acréscimo e tanto na saúde geral de quem as consome;
4. O vidro mantém inalterados o sabor e a qualidade dos alimentos e bebidas ingeridos, preservando também de maneira integral as propriedades dos produtos cosméticos e farmacêuticos;
5. O vidro é o material mais indicado para armazenar os alimentos de bebês e crianças, como papinhas, leite (mamadeiras de vidro) e sucos, pois não libera disruptores endócrinos, tais como bisfenois e ftalatos, extremamente prejudiciais à sua saúde;
Ou seja: se você é adepto daquela famosa garrafinha de água reutilizável em cima da sua mesa durante as longas jornadas de trabalho ou de estudo, o correto para sua saúde e para a saúde do planeta Terra é utilizar embalagens de vidro.
A combinação perfeita para fazer seu corpo sorrir de alegria é a utilização de embalagens de vidro e de filtros ou purificadores. Dessa forma, você tem a certeza de estar livre das impurezas que podem prejudicar sua saúde a médio e longo prazo e ainda experimenta o prazer de beber uma água fresca e limpa, com todas as propriedades positivas conservadas.
Falando em água e saúde, descubra aqui como a água pode ser sua aliada na perda de peso.Se você se interessou e quer encontrar o filtro ou purificador de água perfeito para suas necessidades, seu lugar é a BBI Filtração. Com mais de 15 anos de experiência, a marca possui as melhores opções com custo-benefício do mercado. Acesse nosso site e conheça tudo o que preparamos para garantir a você um consumo saudável do líquido mais precioso do planeta: a água.
E se mesmo entendendo um pouco mais sobre as vantagens das embalagens de vidro e do uso de filtros ou purificadores de água na sua vida, temos um bônus para você. Abaixo, listamos as principais razões pelas quais o plástico deve ser considerado verdadeiro vilão quando o assunto é embalagem de água. Confira:
Sim, é verdade. Há alguns anos, o plástico substitui o vidro nas prateleiras, a fim de modernizar as embalagens, baratear o custo de transporte, dentre outros fatores. Contudo, as desvantagens que o consumo desse tipo de embalagem traz não podem e não devem ser ignoradas.
Pensando no consumo humano, as grandes desvantagens do plástico são a permeabilidade a odores e a umidade, tornando-o perigoso para o armazenamento de alimentos por um longo período de tempo. Além disso, alguns plásticos, como o PET, têm polímeros que escapam de sua estrutura e que podem modificar o sabor do alimento.
O meio ambiente também sofre com essa escolha. Embora algumas embalagens até possam ser recicladas, o impacto ambiental que o plástico provoca é alarmante. O aumento do uso de embalagens com esse material ao longo dos tempos também contribuiu muito para esse cenário preocupante.
O volume de plástico descartado nos oceanos faz dele uma ameaça real à vida animal e humana, com inúmeros casos de asfixia, ingestão e até mesmo alguns casos de deformação já registrados, principalmente em animais marinhos.
Além disso, o custeio de extração de matérias-primas naturais e de fabricação do produto tem tornado o plástico cada vez menos atrativo para o mercado (sem contar o impacto ambiental). Isso porque esse material tem sempre um derivado do petróleo como base, portanto, a exploração de combustível fóssil torna-se um problema.