Nitratos e nitritos na água são compostos químicos que ocorrem de forma natural. No entanto, devido às atividades humanas, como a agricultura e a produção industrial, podem aumentar muito a suas concentrações.
Fatores como escoamento superficial, descargas de esgoto e infiltração no solo causam o acúmulo progressivo de nitratos e nitritos nas
águas subterrâneas. E a alta concentração dessas substâncias pode causar problemas graves de saúde, como a Síndrome do Bebê Azul e até mesmo a ocorrência de câncer.
Portanto, encontrar e utilizar soluções adequadas para remover nitratos e nitritos na
água é muito importante. Tanto para estações de tratamento de água e produção de água potável, quanto para processos industriais que utilizam água, como as indústrias de alimentos e
bebidas.
Quais soluções são essas e como elas funcionam? É o que vamos compreender melhor nesse artigo, além de entender o que são nitratos e nitritos presentes na água.
O que são nitratos?
Os nitratos constituem um grupo de compostos químicos que contêm o
ânion nitrato (NO3-). Uma característica marcante desses compostos é a sua solubilidade em
água, sendo todos eles altamente solúveis. Portanto, podem ser encontrados tanto em águas da superfície, quanto em águas subterrâneas.
Além disso, os nitratos são componentes comuns de fertilizantes, pesticidas e herbicidas. Outros
produtos que fazem uso desse composto são os fogos de artifício, a pólvora e conservantes para alimentos processados. Portanto, é comum que os nitratos estejam presentes na
água em concentrações elevadas, devido ao uso excessivo de produtos com essa substância em nossa sociedade.
O que são nitritos?
O nitrito é uma substância química formada por 1 átomo de hidrogênio e dois átomos de oxigênio. Além de estar presente na
água em pequenas concentrações, o nitrito é muito comum na
indústria, onde é amplamente utilizado como corante e conservante de alimentos.
Vale dizer que os nitritos são menos comuns na água, porque eles rapidamente oxidam e se transformam em nitratos. Portanto, a presença de nitritos também aumenta a concentração de nitratos, e é muito comum em águas que não recebem
tratamento adequado.
Soluções para remover nitratos e nitritos na água
Devido aos riscos para saúde humana que envolve a presença de nitratos e nitritos na
água, remover esses compostos é um processo importante, antes que água seja consumida, ou utilizada em produtos para consumo humano.
Existem duas formas principais, eficazes e recomendadas, para a remoção dos nitratos e nitritos com segurança. Confira.
Osmose reversa
A
osmose reversa é uma técnica que separa substâncias retendo o soluto. Com o uso de
membranas semipermeáveis e
vasos de pressão adequados, o solvente, nesse caso a água com nitratos e nitritos, passa de um meio mais concentrado, para um meio menos concentrado, que é água limpa de diversas impurezas, incluindo compostos minerais.
Vale dizer que a osmose reversa é considerada a
tecnologia mais eficaz para a remoção de nitratos, alcançando uma rejeição superior a 95%. Além dos nitratos e nitritos, os sistemas de osmose reversa também podem eliminar outros poluentes presentes na água.
Nesse contexto, a osmose reversa é uma técnica muito empregada para produção de água potável, além de estar muito presente em indústrias que precisam de
água pura, livre de compostos minerais e outros poluentes, para variadas aplicações.
Resinas de troca iônica
As
resinas de troca iônica são materiais sintéticos carregados com íons específicos. São materiais muito utilizados para a remoção de nitratos e nitritos na água. Isso porque, existem resinas carregadas com íons que podem ser trocados por nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-), removendo esses compostos de forma eficaz.
Devido a sua ampla aceitação e resultados comprovados, diversas resinas seletivas para nitrato foram sintetizadas. As duas mais comuns para uso em água potável são a tributilamina e a trietilamina.
Clique aqui e conheça as
resinas de troca iônica da BBI Filtração.
Por que não fazer a remoção com o processo de destilação da água?
A destilação é um processo físico que separa a
água de substâncias presentes nela, como nitratos e nitritos, através do processo de evaporação e condensação. É um meio muito eficaz em remover quaisquer impurezas da água, no entanto, não é muito usado, nem muito recomendado.
Isso porque, a destilação exige
equipamentos como caldeiras e condensadores em larga escala, e tem um alto custo energético para ser realizada. Com equipamentos caros e autoconsumo de energia, o processo tem custos totais muito elevados, que não chegam a compensar seus benefícios.
Além disso, sistemas de destilação requerem manutenção regular e operação cuidadosa para garantir que o processo funcione. Isso sem mencionar que a destilação também remove minerais benéficos e necessários para a saúde humana da água, sendo mais apropriada para a produção de
água pura.
Conclusão
O cuidado com a água é fundamental para garantir a qualidade de vida da população. E esse cuidado vai muito além das preocupações com a água que sai da torneira. Afinal, muitos processos industriais fazem uso de água, e ela deve ser igualmente apropriada para sua finalidade, e para o consumo humano, no caso de alimentos, bebidas e medicamentos.
A
BBI Filtração sabe disso e por isso mesmo trabalha com produtos eficazes em remover nitratos e nitritos na água, bem como outras substâncias indesejáveis nas indústrias em geral. Entre em contato, estamos à disposição para atendê-lo!