Filtro de zeolita: benefícios e usos no tratamento de água

O filtro de zeolita é um sistema versátil de filtração de água, que pode se adaptar bem aos mais variados contextos. Desde o tratamento de água para uso humano, até o tratamento de águas industriais e efluentes, a zeolita é uma solução natural amplamente utilizada. As zeólitas compõem um vasto grupo de minerais de origem vulcânica que, por suas propriedades físico-químicas, funcionam como eficientes agentes de filtração. Assim, as zeólitas são frequentemente incorporadas a sistemas e equipamentos de filtragem. Por sua capacidade de remover toxinas da água e alta eficiência, a zeolita surge como uma boa alternativa ao carvão mineral, por exemplo, e como você verá no post de hoje, seus usos e aplicações são amplos. Tudo isso sem causar nenhum prejuízo ambiental. Vale dizer ainda que, embora a zeolita ocorra de forma natural e abundante na natureza, ela também pode ser sintetizada em laboratório. E a opção sintética é a mais empregada, por conter menos impurezas e ser mais eficiente na filtragem. Continue lendo e saiba mais!

O que é o filtro de zeolita e onde pode ser utilizado?

  O filtro de zeolita é um sistema filtrante que utiliza as zeolitas como meio de filtração. Ele pode ser montado dentro de tanques de fibra, por exemplo, e pode ser incorporada a uma variedade de estruturas diferentes, incluindo:
  • Sistemas de filtração verticais em torres, com o fluxo de água contínuo passando pelo leito de zeolita de cima para baixo;
  • Combinada com outros materiais filtrantes, como areia e antracito, alumínio e sílica, em filtros multicamadas;
  • Utilizada em filtros de leito aberto, sem pressão adicional. Por exemplo, em estações de tratamento de água de menor escala;
  • Em sistemas pressurizados, operando sob pressão. Por exemplo, em processos industriais que requerem alta eficiência na filtração;
  • E em filtros do tipo cartucho, que são compactos e modulares, e a zeolita atua como meio filtrante em cartuchos removíveis.

Como funciona o filtro de zeolita?

  O filtro de zeolita funciona com base nas propriedades físico-químicas únicas desse mineral, que possui uma estrutura porosa, capacidade de hidratação e uma carga iônica que facilita a remoção de contaminantes específicos. Portanto, a zeolita pode atuar no tratamento de água e efluentes de diferentes formas:
  • Como meio filtrante de troca catiônica: a zeolita tem propriedades iônicas e libera íons de sódio, cálcio, magnésio e potássio, portanto, pode captar íons na água e realiza troca iônica de catíons.
  • Como meio filtrante de adsorção: realiza a retenção de íons através de ligações fracas.
  • Barreira física: os espaços existentes entre os poros desse mineral atuam como uma barreira por si mesmos, retendo impurezas e partículas sólidas;
  • Redução de substâncias orgânicas: a zeolita absorve substâncias orgânicas, compostos nitrogenados e contaminantes que podem alterar as propriedades da água.
Além disso, dependendo do sistema de filtração utilizado, a zeolita pode ser regenerada através de soluções salinas, recuperando suas propriedades de retenção de contaminantes.  

Usos e aplicações no tratamento de água

  Usos e aplicações no tratamento de água   O filtro de zeolita possui aplicações variadas, devido a suas propriedades versáteis. Um dos usos mais comuns é para fazer a remoção de substâncias e compostos prejudiciais da água, como cloro, ferro, amônia, arsênio, ferro, inseticidas, mercúrio, solventes, entre outros. Além disso, a zeolita pode eliminar maus odores, melhorar o gosto e a turbidez da água. E é empregada em diferentes contextos, confira:
  • Na indústria de alimentos e bebidas, para assegurar a pureza da água para o processo produtivo;
  • Para tratar água potável;
  • Tratamento de efluentes;
  • Para remover metais pesados da água;
  • Realizar a remoção de contaminantes e óleo da água;
  • Filtrar compostos indesejados nas águas utilizadas na indústria farmacêutica, como amônia e metais pesados;
  • Purificar a água para piscicultura e aquicultura;
  • Para tratar a água utilizada em processos de pintura e lavagem de peças no setor automotivo;
  • Tratar a água do processo produtivo em indústrias químicas, de produtos de limpeza e construção;
  • Para tratar a água utilizada em diferentes processos da agricultura. Por exemplo, para a irrigação e filtragem da água consumida por animais na pecuária.

Vantagens do filtro de zeolita

  No processo de filtragem, a eficácia aumenta quanto maior o número de poros presentes no meio filtrante. Com sua estrutura altamente porosa e excelente capacidade de troca de cátions, a zeólita oferece uma solução de filtragem extremamente eficiente. Além disso, normalmente, a zeólita consegue reter partículas menores, proporcionar uma clarificação mais eficiente da água e requer menos frequência de retrolavagens, em comparação com tecnologias semelhantes. E é uma alternativa ambientalmente sustentável aos filtros de carvão mineral. Para finalizar, o filtro de zeolita apresenta maior resistência a produtos químicos, não fica obstruído com facilidade, ajuda a reduzir ou eliminar a dureza da água e tem uma durabilidade prolongada.  

Conclusão

  Com toda a sua versatilidade, o filtro de zeolita é uma solução eficaz, sustentável e recomendada para uso industrial e de tratamento de água. E, se você está precisando de tanques de fibra de vidro para instalar seu filtro de zeolita na sua indústria, ou revender para seus clientes, pode contar com a BBI Filtração. Clique aqui e confira nossa linha de tanques e componentes para montagem do seu filtro. E lembre-se: estamos sempre à disposição para melhor atendê-lo!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog