Porquê minha água tem cheiro? - BBI Filtração

Porquê minha água tem cheiro?

Se a sua água da torneira possui cheiro ou sente gosto ao bebê-la, isso tem a ver com a qualidade da fonte da água que está chegando até você. Os serviços públicos se concentram em impedir a transmissão de doenças pela água, que é de longe a tarefa mais importante e claro, fazem o possível para controlar também os problemas de paladar e odor da mesma, porém, alguns cheiros podem persistir.

O cloro é um dos agressores mais comuns de água questionável, especialmente quando se trata de fonte de água de regiões metropolitanas. O produto químico é usado em instalações de tratamento de água para se livrar de bactérias, vírus e parasitas causadores de doenças. As empresas de serviços públicos devem usar apenas o suficiente para realizar o trabalho, mas eventualmente há um certo exagero, o que pode deixar vestígios na água potável.

Um aroma mofado e terroso pode vir de geosmina ou 2-metilisoborneol, compostos liberados por certas espécies de algas dentro ou perto da fonte de água, geralmente lagos e rios. E, novamente, mesmo um pouquinho pode causar o cheiro na água. Você também pode notar flutuações sazonais nesses odores. O final do verão é o momento em que as algas florescem e morrem. Portanto, a água pode ser particularmente afetada.

Se você tem água de poço e parece turva ou cor de ferrugem e tem gosto metálico, é provável que seja do sulfato ferroso, uma forma de ferro solúvel em água que pode chegar às águas subterrâneas.

Sugestões de Produtos

https://www.bbifiltracao.com.br/produtos/filtros
https://www.bbifiltracao.com.br/produtos/purificadores