Como e por que estimular seu pet a beber mais água

Assim como os seres humanos, manter-se hidratado é fundamental também na vida dos pets. Contudo, diferente dos seus tutores, os animais não são capazes de manter o equilíbrio da temperatura corporal a partir da transpiração da pele.

Ao invés disso, os bichinhos controlam sua temperatura por meio da respiração. Esse sistema diferenciado provoca uma perda bastante importante de água, sobretudo em dias muito quentes. É por isso que é fundamental manter os pets bem hidratados, estimulando o consumo de água em abundância.

Via de regra, tanto gatos quanto cães bebem água sempre que estiverem com sede. Ou seja, mantendo seu pote cheio de água limpa e fresca já é um bom caminho para evitar a desidratação. Em muitos casos, os pets são ainda mais sensíveis que os humanos quando o assunto é água de má qualidade. Oferecer líquido de má qualidade, com excesso de cloro, por exemplo, pode causar sérias consequências à saúde dele.

Por isso, dê preferência para água filtrada. Há 15 anos no mercado, a BBI Filtração oferece as melhores opções de filtros, com confiabilidade e excelente custo-benefício.

Mas e se mesmo assim eles não quiserem beber água suficiente, como ajudá-los? Comprar uma fonte de água pode ser um atrativo a mais, sobretudo se você conseguir manter uma água de qualidade, como a filtrada, sempre à disposição. Tente também alimentá-lo com uma ração leve, para que ele não se sinta muito cheio e abra mão da hidratação.

Outra opção é preparar para o animal um delicioso caldo de carne e verduras sem sal, pois o líquido irá hidratá-lo. Contudo, se mesmo assim nenhuma das recomendações anteriores funcionarem, leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Um pet que não tem uma hidratação correta apresenta alguns sinais evidentes, como gengivas pegajosas ou olhos secos, além de perder a flexibilidade da pele. Além de evitar os perigos da desidratação, os animais de estimação ainda ganham em diversos aspectos da saúde se consumirem água regularmente. Separamos as três principais vantagens de um pet hidratado:

1. A água ajuda no metabolismo

De acordo com especialistas, a água facilita todo o processo metabólico que ocorre no corpo de um cão ou de um gato. O material molhado ajuda seu animal de estimação a digerir o alimento, respirar oxigênio fresco, e ajuda a espalhar os nutrientes para todas as partes do corpo através do sangue.

2. Água libera toxinas

Presente no sangue, a água viaja através do corpo dos seus bichinhos, transportando um dos elementos mais essenciais para as células: o oxigênio. Além disso, a água é a responsável por eliminar as toxinas prejudiciais a todo organismo do pet. Sem água, as substâncias nocivas continuariam no sistema do seu cão ou do seu gato, correndo risco de prejudicar órgãos vitais, como os rins e o coração.

3. Pele e pêlos mais saudáveis

Animais de estimação que possuem uma hidratação adequada, apresentam uma pele saudável e mais protegida contra fungos e bactérias, prevenindo contra doenças dermatológicas que fazem os bichinhos ficarem o tempo todo se coçando.

Como consequência, é possível notar também uma sensível diminuição na queda de pêlos. Além de cair menos, os pêlos ainda se tornam mais macios e hidratados, embaraçando menos e facilitando a escovação dos fios.

Quanto de água um pet deve beber: 

Um cálculo simples indica o consumo de 50ml por cada quilo do seu pet. Ou seja, se ele pesa 4kg, cerca de 200ml por dia devem ser suficientes para mantê-lo hidratado. Já um animal de porte grande, com 40kg, precisa de 2 litros por dia. Contudo, esse cálculo pode variar de acordo com uma série de variáveis, como o grau de atividade do seu bichinho e a temperatura do ambiente onde ele está inserido.

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog