Beber agua faz bem à saúde. Isso não é novidade para ninguém. Mas consumir água pouco antes de dormir faz bem? Se perguntássemos agora qual a sua média de consumo de água por dia, você saberia? Caso ela estiver abaixo do que é aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de pelo menos 2 litros de água para um adulto, é preciso estar atento. Manter a hidratação em dia é essencial para garantir o pleno funcionamento de uma série de funções do nosso corpo, incluindo a qualidade do seu sono.
Sim, é verdade. Quando você bebe a quantidade de água correta, seu corpo consegue descansar muito melhor. Isso porque enquanto dormimos, a água tem papel fundamental para que uma série de ações metabólicas aconteçam. Levando em consideração que passamos em média 36% da nossa vida dormindo, estar bem hidratado neste período é fundamental para uma vida saudável.
Estar bem hidratado durante o sono não significa beber muito líquido imediatamente antes de ir dormir. O consumo de líquidos em excesso antes de dormir pode causar o efeito contrário ao que se deseja.
Quantas vezes você já teve que levantar para ir ao banheiro porque a bexiga está cheia? Isso, sem dúvida, também é prejudicial ao sono. Por isso, os especialistas indicam que o consumo de água e outros líquidos ocorram no máximo até 60 minutos antes de a pessoa ir para a cama.
Se não bebemos tanta água antes de dormir, a produção de urina tende a diminuir e o sono não é interrompido durante 6 a 8 horas. Por isso, fique atento com a quantidade de água que você bebe durante a noite.
Tomar um copo de água – de preferência morna ou quente – é poder contar com um excelente desintoxicante natural, uma vez que também ajuda a melhorar a digestão. Em relação a temperatura, a água morna acelera a circulação sanguínea, ajuda o corpo a decompor as impurezas e aumenta a produção de suor.
Embora o suor noturno incomode em alguns casos, a transpiração elimina o excesso de sais, limpa as células e ajuda a diminuir a febre, caso a pessoa esteja doente. Ao espremer um limão, você acrescenta uma ótima fonte de vitamina C que auxilia quem está resfriado a dormir melhor.
Garganta seca mesmo tomando água, o que pode ser?Um estudo publicado em 2014 aponta que o baixo consumo de água afeta significativamente seu estado de ânimo e altera seu ciclo de sono. Durante a observação de 52 pessoas que estavam acostumadas a consumir água filtrada em quantidade ideal, percebeu-se que a diminuição do consumo de água fez com que eles perdessem a calma com mais facilidade, além de terem mais dificuldades em experimentar emoções positivas.
Além disso, a água também pode ser uma aliada contra a enxaqueca.O consumo de água fresca, preferencialmente gelada, faz com que o corpo trabalhe mais para manter a temperatura corporal interna em torno dos 36,5°C, considerada ideal. Dessa forma, o líquido tem o poder de acelerar o metabolismo, proporcionando a queima de calorias naturalmente. Saiba mais sobre esse tema aqui.
A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.
Tão importante quanto a quantidade e o momento em que nos hidratamos, é a qualidade da água que consumimos. A BBI Filtração possui 15 anos de experiência na criação e comercialização de filtros, purificadores, elementos filtrantes para água, acessórios e mídias filtrantes com a mais alta qualidade e o melhor custo-benefício. Basta acessar o nosso site e encontrar o produto que melhor supre suas necessidades.