Preservar o meio ambiente tem se tornado cada vez mais uma prioridade para toda a sociedade e um assunto constante, na medida em que problemas ambientais começam a se agravar e pesquisas indicam um cenário preocupante para o futuro se atitudes de preservação não forem tomadas por governos, pessoas e empresas a partir de agora.
Por exemplo, há um temor global que as mudanças climáticas possam desencadear crises econômicas ou ainda impulsionar processos migratórios. Tais desequilíbrios também podem resultar em escassez de alimentos e destruição completa de biomas. Ou seja, pesquisas apontam diversos problemas que podem surgir se o ser humano for negligente em preservar o meio ambiente.
Contudo, mais do que manter um discurso ecologicamente correto, é necessário ações efetivas para alcançar os resultados almejados. E que ações seriam essas? O que um simples indivíduo pode fazer para preservar o meio ambiente? Pensando em responder a essas perguntas, separamos 6 dicas que vão ajudar você a fazer sua parte para a preservação ambiental.
Além disso, pensando em meio ambiente, já publicamos por aqui um artigo com cinco atitudes simples para preservar os oceanos, além de uma explicação sobre o conceito de água virtual e porque ele é importante para repensar nossos hábitos ambientais. Agora vamos às dicas.
Evitar alimentos ultraprocessados vai ajudar tanto sua saúde como a saúde do planeta. Isso porque a produção em larga escala, o uso de aditivos alimentares e a necessidade de utilização de embalagens plásticas nesse tipo de alimento causa um grande impacto ambiental.
Ao invés de consumir ultraprocessados, você pode optar por alimentos orgânicos ou por alimentos frescos, que podem ser comprados direto dos produtores locais. Desta forma, além de você contribuir com sua saúde, ingerindo menos sódio, açúcar e conservantes, você ainda ajuda a preservar o meio ambiente e impulsiona a economia local, incentivando o pequeno produtor.
Já está mais do que comprovado que a poluição gerada por motores baseados em combustíveis fósseis é uma das principais causas dos problemas ambientais. Tanto que carros elétricos ou formas alternativas de transporte estão se tornando cada vez mais populares na Europa e nos EUA.
O carro elétrico ainda é artigo de luxo no Brasil, mas existem formas de preservar o meio ambiente mesmo assim. Uma vez por semana você pode optar por não usar o carro, quem sabe substituindo o veículo por uma bicicleta ou pelo transporte público. Assim, além de fazer bem para sua saúde, o meio ambiente também agradece.
Os impactos ambientais do desperdício de água são inúmeros, podendo inclusive ocasionar crises hídricas, em que sua oferta é reduzida e até cortada em alguns períodos. É necessário considerar que embora o planeta tenha muita água, a quantidade de água doce disponível é bastante limitada.
Assim, reduzir o consumo de água é uma forma simples de preservar o meio ambiente, já que esse líquido é um bem tão precioso para a vida humana e para a natureza. Uma forma inteligente de fazer isso é reaproveitar a água da chuva para tarefas cotidianas.
Inclusive, há como armazenar a água da chuva até nos grandes centros. Utilizando filtros adequados, você pode, por exemplo, usar a água da chuva para o banho ou para lavar a louça.
Os três R’s da sustentabilidade são palavras mágicas quando o assunto é preservar o meio ambiente. Juntos, eles representam um conjunto de práticas que, se fossem adotadas pela maioria dos habitantes do planeta, a maior parte dos problemas ambientais estaria resolvida.
Reduzir significa consumir conscientemente, sem excessos e com o objetivo de evitar o desperdício, envolvendo desde bens e serviços até recursos naturais, como a água. Já a reutilização é buscar novos propósitos para os produtos antes de descartá-los, prolongando sua vida útil ao máximo.
E, por fim, reciclar envolve processar materiais transformando-os em matéria prima para outros produtos. Desta maneira, pensar nossos hábitos cotidianos a partir dos três R’s é um grande passo para preservar o meio ambiente.
Plantar é uma forma de estar em contato com a natureza, ao mesmo tempo em que garante a origem saudável dos alimentos que consumimos e ajuda o meio ambiente. Isso porque não comprando o produto no supermercado, você indiretamente está colaborando para que haja uma redução do consumo de combustível do transporte e da produção da embalagem daquele produto.
É possível encontrar várias dicas sobre como plantar hortas em ambientes urbanos, como na sacada ou na janela do apartamento. Além disso, com os devidos cuidados, muitas espécies podem ser plantas em apartamentos, garantindo uma grande variedade de produtos fresquinhos sem sair de casa.
Filtros de água são essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente, na medida em que possibilitam reaproveitamento da água e não demandam a utilização de grandes quantidades de plástico ou outros materiais nocivos ao meio ambiente.
Diferentemente dos galões de água, que são feitos de plástico e necessitam trocas constantes, os filtros da BBI exigem menos manutenção e não apresentam nenhum tipo de material que prejudique a natureza. Somada a isso, o elemento filtrante carbon block, utilizado no processo de filtração, é muito eficiente e apresenta diversas vantagens em relação a outros elementos filtrantes.
Além disso, quando utilizados em empresas, filtros de água podem contribuir para reaproveitar a água utilizada no processo de fabricação de produtos, reduzindo o consumo e contribuindo para preservar o meio ambiente. Aqui nós já falamos sobre a importância da água para a indústria de alimentos e bebidas.
Essas foram algumas dicas simples de como fazer sua parte para preservar o meio ambiente. Afinal, se cada um ajudar do seu jeito, todos se beneficiam e o planeta, também. E você, tem ideias de como contribuir com a natureza? Ficou interessado nos nossos produtos ou quer se tornar um revendedor? Entra em contato conosco e nos dê sua opinião.