Quem vive na cidade sabe: o ser humano está cada vez mais cercado de concreto e asfalto. O verde das plantas e o colorido das flores estão parecem mais distantes, dia após dia. Para amenizar essa sensação, cada vez mais pessoas estão optando pela construção de um jardim dentro da residência.
O espaço tem o poder não apenas de embelezar e enfeitar o ambiente, como também de relaxar e criar essa conexão com a natureza que nos faz tão bem. E o melhor é que existem jardins para todos os gostos e bolsos. Desde os mais simples e baratos, até os mais elaborados, com plantas raras e exóticas.
Quando o assunto é decoração, não existem caminhos certos ou errados para seguir na hora de montar seu próprio jardim. Mesmo assim, algumas dicas podem ajudar você a criar um espaço com a sua cara e manter as plantas sempre saudáveis e bonitas, trazendo mais vida para dentro de sua casa. Confira as principais:
Normalmente, não há um local específico em casa destinado à montagem de um jardim. Quem decide onde ele ficará é você. De acordo com o projeto, ele pode aparecer na cozinha, na sala de estar ou de jantar, nos quartos e até no banheiro. O mais importante é optar por um espaço onde haja luz solar suficiente, boa ventilação e, claro, que favoreça os moradores e visitantes a desfrutarem desse espaço.
Um dos maiores dramas de quem vai montar seu jardim é: como fazer a grama “pegar” no jardim? Quando você chegar nessa parte da montagem, lembre-se de que ela não é a única e nem a mais prática das opções de substrato para suas plantinhas. Seixos rolados e pedriscos são opções muito mais versáteis e excelentes para você usar no seu jardim em casa.
Na hora da montagem ou mesmo da manutenção, você vai ver que ter a ferramenta correta faz toda a diferença. Mas calma, não é preciso abrir uma empresa de jardinagem logo de cara. Inicie com os apetrechos mais básicos e vá incrementando sua coleção de acordo com a necessidade.
Vasos são muito mais do que uma forma bonita de dar volume ao seu jardim. Eles trazem muita praticidade ao dia a dia. Não é incomum que determinadas plantinhas precisem de cuidados específicos e transportá-las para um local mais apropriado é muito mais fácil quando elas já estão em um recipiente adequado.
De tempos em tempos invista em uma adubação completa para que as plantas fiquem sempre saudáveis e com boa aparência. Quanto mais natural o adubo for, melhor será para as espécies. Cada adubo é utilizado para um tipo de planta diferente. Mas lembre-se: para funcionar, o elemento natural, mineral ou animal deve estar em estágio de decomposição.
Sabe quando a planta fica com manchas pretas ou amarelas bem no meio das folhas? Isso é excesso de cloro. Ela mancha, cria uma cicatriz - que depois fica marrom - e não volta a ser verde. O problema é que essa substância está sempre presente na água que sai pela torneira de qualquer casa.
Por isso, o ideal é sempre utilizar água filtrada no seu jardim para deixar suas plantinhas sempre saudáveis e fortes. A BBI Filtração possui diversas opções de filtros e purificadores de água com o melhor custo x benefício do mercado. Acesse www.bbifiltracao.com.br e conheça todas as opções para que você e sua plantinha possam desfrutar de uma água sempre livre de impurezas.