Saiba tudo sobre osmose reversa para o uso residencial

Sistemas de osmose reversa para residências funcionam como garantia de água livre de qualquer tipo de contaminante

Quem trabalha no mercado de filtros e purificadores, sabe que o sistema de osmose reversa é muito útil e eficiente para filtração de água industrial. Afinal, por meio dele é possível retardar ou evitar problemas de corrosão, economizar energia, remover contaminantes indesejados e otimizar plantas de tratamento. Além disso, a água de alta pureza que surge do sistema de osmose reversa é elemento fundamental para a esterilização em muitos setores industriais.

Está buscando soluções mais comuns para a filtragem de água? Descubra algumas delas aqui.

As vantagens da osmose reversa não param por aí. Esse tipo de sistema de filtração também é muito útil para tripulações de barcos, que têm dificuldade em acessar água potável, e populações de países em que o sistema de tratamento é precário ou inexistente. Assim, além de ser aplicável nas indústrias de metais, cosméticos, eletrônicos, alimentícia, impressão e muitos outros setores, o sistema de osmose reversa também tem muitas outras utilidades.

Está empreendendo no mercado da água potável? Descubra aqui qual é seu perfil de empreendedor!

Mas afinal, quais seriam essas outras utilidades, sobretudo se tratando de ambientes residenciais? E você entende exatamente o que significa e como funciona a osmose reversa? Pensando em explicar esses e outros fatores, preparamos esse texto para você entender tudo sobre osmose reversa e assim facilitar o contato com o seu cliente.

Buscando mais dicas sobre o mercado de filtros e purificadores? Acesse agora mesmo nosso artigo e descubra como fidelizar seus clientes.

O que é a osmose reversa?

Antes de tudo, é essencial entender como funciona o processo de osmose. Esse é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

Na osmose, a água movimenta-se sempre de um meio hipotônico (menos concentrado) para um meio hipertônico (mais concentrado) com o objetivo de atingir um equilíbrio de concentração em ambos os meios, tornando-os isotônicos, através de uma membrana semipermeável, ou seja, uma membrana cujos poros permitem a passagem de moléculas de água, mas impedem a passagem de outras moléculas.

A Osmose Reversa (R.O) é um processo de separação que usa alta pressão para forçar exatamente o movimento contrário. Ou seja, é o processo de forçar a solução de uma região de alta concentração através de uma membrana para uma região de baixa concentração, através da aplicação de uma pressão externa que ultrapasse a pressão osmótica.

Se você quer entender como esse sistema funciona com mais detalhes, acesse nosso artigo e descubra mais.

Osmose reversa para o uso residencial

A partir da explicação básica sobre a utilidade e a funcionalidade dos sistemas de osmose reversa, como seria seu uso em ambientes residenciais? Na medida em que a osmose reversa é um dos mais eficazes sistemas de tratamento de água, utilizado desde indústrias pesadas até laboratórios, a utilização em residências é uma garantia extra de proteção contra qualquer tipo de impureza que possa estar presente na água.

Desta forma, uma das principais vantagens do uso residencial de um sistema de osmose reversa é o sabor (ou a ausência dele) da água. Enquanto a água da torneira tem um sabor ligeiramente desagradável, a água que passa pelo filtro de osmose reversa vai ser insípida, devido à sua ausência de detritos ou produtos químicos.

Se você está buscando informações sobre filtragem de água para indústrias, esse artigo pode ajudar você.

Junto com a vantagem do sabor, há uma segunda vantagem direta. Devido à elevada eficiência em filtragem, a água que passa por um sistema de osmose reversa é totalmente livre de contaminação, o que envolve cloro, partículas sólidas, vírus, bactérias e componentes químicos, como resquícios de agrotóxicos. Assim, instalar um sistema desses em casa é garantia de saúde para os consumidores e suas famílias.

Além disso, a osmose reversa requer uma manutenção mínima e esporádica, reduzindo assim custos e mão de obra. Em média, um sistema de osmose reversa residencial pode necessitar de uma troca de filtro entre 6 e 12 meses, além da troca esporádica da membrana.

É importante ressaltar que uma água ultrapura também não é ideal para o consumo humano. Por isso, diferente dos equipamentos laboratoriais e industriais, os purificadores de osmose reversa residenciais costumam ter uma rejeição de sais um pouco menor. Exatamente pelo intuito de não remover totalmente os sais mineiras da água. Além disso, é possível instalar um filtro alcalinizador ou mineralizador após a osmose, para repor alguns minerais importantes como cálcio e magnésio.

Remoção de mais de 800 substâncias

Na medida em que são eficientes e apresentam um ótimo custo-benefício, os sistemas de osmose reversa vêm se tornando uma das formas mais utilizadas para filtragem de água em todo o mundo. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, esse tipo de filtro é capaz de remover cerca de 800 substâncias químicas contaminantes que podem ser encontradas na água potável das redes públicas de abastecimento. Além disso, cerca de 120 delas podem ser cancerígenas. Isso, em parte, justifica o sucesso dos sistemas de osmose reversa nos EUA e mundo afora.

Como escolher o melhor filtro residencial? Neste artigo, respondemos essa e outras perguntas.

Dada a pureza da água resultante de um sistema de osmose reversa, é necessário ter cuidado redobrado com o período de consumo de água desde a passagem pela filtragem. Como essa água é totalmente livre de flúor e de cloro, que agem contra bactérias e outros micro-organismos, a bebida pode estragar mais rápido que a água da torneira. Por isso, é indicado consumi-la rapidamente.

Se você está buscando mais dicas sobre como cuidar da sua saúde, esse artigo pode ajudar muito.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender mais como funciona o sistema de osmose reversa e suas vantagens para instalações residenciais. Queremos que agora você seja capaz de apresentar todas essas vantagens para seus clientes!

Você pode acessar nossas membranas de osmose reversa e outros produtos no nosso site. Além disso, nosso catálogo contém todas as informações técnicas necessárias para você obter sucesso nas suas vendas. Ficou interessado em revender tendo todo o suporte da nossa equipe? Entre em contato com nosso time comercial e torne-se agora mesmo um revendedor BBI!

Confira nossas opções de filtro

Explore outros artigos do blog